sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Saúde pública/Presidente da República pede aos técnicos que irão se especializar em Venezuela para dignificarem o país

Bissau 26 Jan 24 (ANG) – O Chefe de Estado pediu aos 80 técnicos da saúde que irão se especializar na República Boliveriana de Venezuela para dignificarem a Guiné-Bissau nas terras de Hugo Chaves comportando como digno filho da Nação de Cabral.

Sissoco Embaló falava na despedida dos referidos  técnicos  e diz que a medicina não é como outros cursos, uma vez que os médicos  se falharem matam pessoas, e acrescenta que é por isso que em outros países os médicos não fazem greves, por serem considerados “soldados de bata branca”.

“Por isso, desejo-vos uma boa viagem e penso que até sexta-feira vamos estar em condições de vos dar bilhetes de passagem que não pode ser um obstáculo ou seja, se há dinheiro para investir em outras coisas temos que investir nos recursos humanos e vocés estão com dívida para com a Guiné-Bissau e a maneira de pagar a dívida é voltar e contribuir para o desenvolvimento do país“,disse.

O Embaixador da Venezuela na Guiné-Bissau disse que, desde o ano passado, que o Presidente Sissoco Embaló e Nicolas Maduro trabalham no sentido de materializar o que se estava a assistir -  a ida dos médicos guineenses para se especializarem em diferentes áreas da medicina.

Frisando que isso mostra os laços de amizade, fraternidade entre os dois países na base do apoio Sul/Sul.

Eldan Rafael Dominguez Forty disse crer que desta maneira a Venezuela contribui para ajudar os irmãos da África neste caso, a Guiné-Bissau, para  quando voltassem possam contribuir para melhorar o sistema sanitário do país para o bem do povo.

“ Em Venezuela já existe uma equipa para receber os nossos irmãos médicos da Guiné-Bissau chefiada pela nossa Ministra da Saúde que serão destribuidos pelas diferentes centros de formação com instalações e todas as condições, e agradecemos ao Presidente Embaló por ajudar a tornar este sonho uma realidade”,salientou o diplomata ANG/MSC//SG



Sem comentários:

Enviar um comentário