quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Comércio/Feirantes do Mercado Central pedem a intervenção do PR para resolução do impasse com nova gerência do empreendimento

Bissau, 15 Fev 23 (ANG) – Os feirantes do Mercado Central pediram hoje ao Presidente da República Umaro Sissoco Embaló, para intervir na resolução do impasse que se verifica entre feirantes e a nova gerência do empreendimento reinaugurado em Dezembro passado mas que continua fechado.


Em conferência de imprensa esta quarta-feira, o Presidente da Associação dos Retalistas dos Mercados da Guiné-Bissau, Aliu Seide diz  que o único propósito que está a impossibilitar aos  feirantes do mercado central  de regressarem as suas atividades  se deve ao preço do espaço de  venda estipulado pela empresa gestora.

 “A  gerência do Mercado Central cobra 35 mil francos cfa por cada metro quadrado do mercado, e tem um concrato de exploração do mercado de 30 anos”, disse.

Aliu Seide  disse que é um valor muito exorbitante que nenhum  deles consegue pagar, e que por isso recusaram a proposta.

Segundo o Presidente de Associação dos Retalistas dos Mercados da Guiné-Bissau (ARMGB), na sequência de uma conversa com o ministro da Administração Territorial e Poder Local,  Fernando Gomes, pediu-lhes para se inteirarem bem do assunto.

Seide acrescentou que na busca de solução Fernando Gomes promoveu uma reuinião em que a associação não tomou parte, no fim Da qual se prodiziu uma ata, segundo a qual Fernando Gomes terá concordado com o aumento do preço de ocupação do mercado.

Disse que nessa reunião, o preço estipulado por cada metro ao quadrado dentro do Mercado Central  foi de 25 mil fcfa,  e para os  cacifos o preço ronda os 100 mil fcf, por mês, devendo os ocupantes das lojas no interior do mercado pagar, mensalmente, 500 mil fcfa.

 “Continuamos a recusar essa proposta, porque não estamos em condições de pagar esses preços”, disse.

Afirma  que os feirantes estão dispostos a pagar o valor de 12.500 xof por metro quadrado, em vez dos 25 mil e  por cada cacifo - 50.000cfa por mês, e para as lojas diz que podem pagar 200.000,00fcfa/mês. 

ANG/LLA/ÂC//SG    

     

Sem comentários:

Enviar um comentário