sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

 Portugal/ CPLP prepara participação na 67ª Comissão ONU sobre o Estatuto da Mulher

Bissau, 24 Fev 23(ANG) – A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai preparar a 67ª sessão da Comissão das Nações Unidas sobre o Estatuto da Mulher, com um encontro dos pontos focais para a Igualdade de Género, esta sexta-feira.


Em nota do Secretariado Executivo da CPLP, a organização explica que o encontro de trabalho, que será realizado por vídeo-conferência, foi convocado pelo Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher de Angola, enquanto presidência em exercício da CPLP.

“O encontro pretende debater a próxima 67ª sessão da Comissão das Nações Unidas sobre o Estatuto da Mulher, prevista para decorrer de 06 a 17 de Março de 2023, em Nova Iorque, com a participação de ministros e responsáveis pela Igualdade de Género nos Estados-membros da comunidade”, esclareceu.

De acordo com a mesma fonte, os pontos focais para a Igualdade de Género da CPLP deverão, ainda, analisar propostas de actividades para execução do Plano de Trabalho de Igualdade de Género e Empoderamento da Mulher na CPLP para 2022-2024, aprovado pela VII Reunião de Ministros e Responsáveis pela Igualdade de Género da CPLP, no dia 29 de Abril de 2022, em Luanda.

A sessão de abertura do encontro vai contar com as intervenções da secretária de Estado para Família e Promoção da Mulher de Angola, Alcina Lopes da Cunha Kindanda, do director de Cooperação Internacional do Ministério das Relações Exteriores de Angola, Carlos Sardinha Dias, e do director de Cooperação do Secretariado Executivo da CPLP, Manuel Clarote Lapão.

O tema prioritário da 67ª sessão da Comissão das Nações Unidas sobre o Estatuto da Mulher é “Inovação e evolução tecnológica, e a educação na era digital como forma de alcançar a igualdade de género e a emancipação de todas as mulheres e raparigas”.

A CPLP integra Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

ANG/Inforpress

 

Sem comentários:

Enviar um comentário