quarta-feira, 12 de outubro de 2022

C.Social/Diretor-geral da ANG considera de importante último encontro de Diretores de Agências membros de FAAPA

Bissau, 12 Out 22 (ANG) – O Diretor-geral da Agência de Notícias da Guiné (ANG), Salvador Gomes considerou de importante o último encontro de Diretores de Agências membros da Federação Atlântica de Agências de Notícias dos Países de África (FAAPA) que decorreu de 6 a 7 do  corrente em Rabat, Marrocos, sob o tema: “Desafios e Oportunidades das Agências de Notícias Africanas na Era Pós-Covid”.


Salvador Gomes, no balanço da sua participação na 6ª Assembleia Geral de FAAPA destacou que, dentre os 25 países membros da organização, a Guiné-Bissau figura na 8ª posição, em termos de envio de despachos que alimentam o sítio da FAAPA(www.faapa.info), que Gomes diz ser encorajador, tendo em conta as dificuldades que a ANG enfrenta.

 “A FAAPA tem um site web na sede em Rabat, para onde cada agência membro envia a sua produção para efeitos de publicação. É um site que regista muita procura no mundo, e que representa a extensão das publicaçóes da ANG”, disse

Questionado sobre o que é que a Direção da ANG vai fazer para subir de posição nos próximos tempos, este responsável  disse que, internamente, tem que haver mais produção. “E preciso produzir mais em Bissau. As outras agências contam com os despachos dos seus correspondentes regionais, nós ainda não, mas tem que se aumentar e diversificar a produção, internamente”.disse

Gomes destacou ainda a importância de plano de ação que foi adotado, o qual contempla formações previstas para próximo ano sobre o fotojornalismo e jornalismo desportivo, encontros de trabalho de diretores de Informação e de  Mulheres Líderes.

Ao falar do aspeto da cotização nesta organização, disse que cada agência filial na FAAPA tem a obrigação de pagar uma quota de mil dólares anual, informando que a ANG  não pagou a sua quota desde a sua integração em 2014 , na organização.

Aos países em falta, segundo Gomes, foi feito um apelo no sentido de honrarem as suas  obrigações estatutárias.

Gomes disse ter deixado o  compromisso de sensibilizar as autoridades do país no sentido de disponiblizarem fundos para pagamento dessa cotização.

DG da ANG, no centro representante da STP-PRESS e DG da Inforpress
A FAAPA, segundo Salvador Gomes, representa uma parceria muito importante para o funcionamento da ANG, pelas  formações que tem possibilitados aos jornalistas e ténicos deste órgão estatal de comunicação social tido como o parente pobre da comunicação social guineense.

Acrescentou que a importância da flliação da ANG ainda se revê nas oportunidades de  estabelecimento de parcerias que as  reuniões de Assembleia-geral proporcionam as agências filiadas na organização.

Segundo Gomes, a preocupação do governo em relação à satisfação da Rádio e Televisão no plano interno devia ser a mesma em relação a agência no plano externo.

E quanto ao  Estatuto da FAAPA,objeto de análise nessa reunião, revelou que houve uma imenda que permitiu o alrgamento do  Conselho Executivo de oito para 11 membros, com a entrada do Gabão  Gana e a República da Guiné.

A Federação Atlântica das Agências de Notícias de Países de África (FAAPA) foi criada a 14 de Outubro de 2014 em Rabat, Marrocos, e  tem 25 países membros,  entre os quais, a Guiné-Bissau - membro fundador. ANG/DMG//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário