segunda-feira, 15 de junho de 2020

Saneamento urbano/Presidente de CMB anuncia punição de citadinos por vazamento de lixos em locais inapropriados

Bissau, 15 Jun 20 (ANG )- O Presidente de Câmara Municipal de Bissau (CMB) avisou  esta segunda-feira que vão passar a  punir as pessoas que deitam lixo em lugares inapropriados, com base nas leis que regulam  a edilidade.

O aviso foi feito pelo Luís Simão Enchama, em declarações exclusivas à Agência de Notícias da Guiné sobre a  situação de vazamento do lixo no Parque de Nbatonha.

O Presidente de CMB disse que já falou com o Director-geral da Polícia Municipal sobre a questão de controlar o vazamento de lixos nos locales não indicados.

Aquele responsável salientou que a CMB não tem capacidade e meios para controlar a Guiné-Bissau em geral , pelo que   é necessário a colaboração dos citadinos no que concerne ao tratamento  necessário aos lixos, de forma a permitir que Bissau volte a ser uma cidade limpa, tal como era anteriormente.

“Existem coisas que a CMB não precisa dizer às populações, porque as mesmas têm a capacidade de perceber de que existem locais onde os lixos não podem ser vazadosPor exemplo, o Parque de Nbatonha é um espaço de reflexão e desporto, pode até ser explorado por outros assuntos importantes.  As pessoas precisam entender que não devem vazar o lixo no referido lugar”, disse Luís.

Por outro lado, Enchama disse que, apesar de terem falta de meios financeiros, a direcção que dirige já requisitou quatro camiões, e mais um carro que será disponibilizado ao matadouro de Bissau para o transporte de carne verde, e também um outro que será utilizado para transporte do pessoal da instituição.

Sublinhou que os quatro camiões que requisitaram recentemente mais quatro que tiveram anteriormente vão fazer face a situação de lixo na cidade de Bissau.

“Na Guiné-Bissau as pessoas produzem bastante lixo porque não costumam pagar o lixo, ao contrário de outros países do mundo, em que se paga.

 “De certeza que há de chegar o dia em que começaremos a cobrar o lixo”, avisou.

Segundo aquele responsável, Bissau produz cerca de 200 toneladas de lixo diariamente.


ANG/AALS/ÂC//SG

 

 

 


Sem comentários:

Enviar um comentário