Saúde/Cruz Vermelha reforça capacidades dos seus agentes para enfrentar desafios humanitários
Bissau, 28 Ago 25(ANG) - O Secretário-geral da Cruz Vermelha da Guiné-Bissau, Francisco José Mendes, defendeu, quarta-feira, a urgência de fortalecer a capacidade técnica e organizacional da instituição diante dos crescentes desafios humanitários no país e na região.
De acordo com a RSM, Francisco José Mendes falava na abertura do Seminário de Avaliação e Certificação da Capacidade Organizacional, que reúne, em Bissau, técnicos, voluntários e parceiros da Cruz Vermelha, num esforço conjunto para consolidar a atuação da organização no cenário humanitário nacional e internacional.“Precisamos estar preparados e eficazes para responder às necessidades das comunidades”, afirmou Francisco José Mendes.
O seminário, com duração de três dias, insere-se numa estratégia mais ampla de desenvolvimento institucional, com foco no alinhamento estratégico com os princípios fundamentais do Movimento Internacional da Cruz Vermelha, além dos padrões globais de qualidade e responsabilidade humanitária.
Segundo o secretário-geral, esse momento representa “um passo importante na caminhada da Cruz Vermelha da Guiné-Bissau”, e José Mendes disse que a avaliação em curso visa muito mais do que a identificação de forças e fragilidades.
“Queremos criar uma base sólida para o fortalecimento institucional e garantir uma resposta humanitária mais eficaz e legítima”, sublinhou.
O processo avaliará detalhadamente os recursos disponíveis, os processos internos, as estruturas de governança, as competências técnicas e o posicionamento estratégico da organização.
Entre os objetivos constam, a identificação das áreas de melhoria das potencialidades institucionais, fortalecimento da capacidade de mobilização de recursos, ampliação de parcerias estratégicas, consolidação do reconhecimento internacional da Cruz Vermelha da Guiné-Bissau.
Francisco José M
endes destaca que a iniciativa reforça o compromisso da Cruz
Vermelha com a missão humanitária de impacto, relevância social e legitimidade ética, considerados pilares essenciais para garantir a confiança e o
apoio contínuo da população e dos parceiros. ANG/RSM

Sem comentários:
Enviar um comentário