quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

Regiões/Estudantes de 12º do Liceu “Professor Antero Sampaio” de Canchungo promovem palestra sobre  “Dia dos Heróis Nacionais”

Canchungo, 21 Jan 26 (ANG) – Amílcar Cabral e seus companheiros passaram  a juventude nas matas da Guiné-Bissau, para a libertação do povo guineense do jugo colonial.

Esta é uma das conclusões da  palestra sobre “O Dia dos Heróis Nacionais” promovida, terça-feira, pelos  estudantes do 12º ano da Escola “Professor Antero Sampaio”, de Canchungo, região de Cacheu. ~

Segundo o Correspondente da ANG na região de Cacheu, outra conclusão retida pelos participantes da palestra é  que “ O pensamento de Amílcar Cabral na altura da luta estava virada ao seu povo e não aos seus interesses pessoais”.

Os estudantes  deste liceu, segundo o orador, Tchalino Gomes organizaram a palestra para  incutir o “espirito cabralista”, na mente dos estudantes e crianças da Aldeia SOS, “como forma de alargar a doutrina cabralista, para o bem da geração vindoura”.

Em nome dos estudantes, Desejado Mendes agradeceu a comissão organizadora do evento, e admitiu que  todos os presentes na palestra, passaram agora a conhecer, o significado de 20 de Janeiro, para além de ser a data em que foi assassinado o líder imortal da Guiné e Cabo Verde, Amílcar Lopes Cabral.

A palestra que juntou  estudantes do 12º ano , crianças da escola básica de SOS em Canchungo região de Cacheu, teve a duração de um dia, e serviu para ensinamentos sobre as ideologias de Amílcar Cabral, sua trajetória como líder de guerra, até a sua morte em 20 de janeiro de 1973, em Conacri.ANG/AG/LLA/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário