sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Cabo Verde/Bruma seca resulta da localização do anticiclone sobre Norte de Argélia – directora METEO

Bissau, 19 Fev 21 (ANG) – A direcção de Meteorologia e Clima, no Sal, Cabo Verde, esclareceu quinta-feira, que a bruma seca com “períodos críticos” de visibilidade que se vem verificado em Cabo Verde, e em toda a África Ocidental, resulta da localização do anticiclone sobre o Norte da Argélia.

Segundo Suely Gonçalves, nas últimas 36 horas, o arquipélago esteve sob a influência de uma intensa entrada de bruma seca com períodos críticos de visibilidade, tendo atingido valores inferiores a mil metros.

Explicou que isso deve-se a uma “situação rara”, resultante da localização do anticiclone sobre o Norte de Argélia, gerando uma vasta área de intensificação de ventos sobre Sahara e África Ocidental, provocando tempestades de areia e poeira, posteriormente transportadas pelo fluxo zonal, em direção ao Oceano Atlântico, atingindo o arquipélago com diminuição gradual da visibilidade, afectando a saúde pública, as actividades sócio-económicas nomeadamente, as operações aéreas e marítimas.

Aponta que, de acordo com as previsões para as próximas 24 horas, a visibilidade será má (3000m) ou muito má (1000 m), evoluindo nas próximas 48 horas para moderada (inferior a 8 km), podendo apresentar-se por vezes má (4000 m), com uma melhoria nas próximas 72 horas, ou seja, de 20 a 21 de Fevereiro.

Tendo em conta a situação atmosférica, Suely Gonçalves assegurou que o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) fará o acompanhamento permanente do sistema, a sua vigilância e monitorização, actualizando as informações do estado do tempo, de “forma regular e contínua”.ANG/Inforpress

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário