terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Cultura/Secretário de Estado preocupado com impacto negativo da Covid-19 no setor

Bissau, 23 fev 21 (ANG) – O Secretario de Estado da Cultura, Francelino Cunha, manifestou hoje a sua preocupação face ao impacto negativo da covid-19 no sector em particular na classe dos músicos e profissionais da arte na Guiné-Bissau.

Francelino Cunha, que falava aos jornalistas em reação às declarações, segunda-feira, dos responsáveis da Associação Profissional dos Músicos da Guiné-Bissau que exigem uma subvenção do Governo para fazer face às dificuldades de vida que enfrentam devido a paralisação das suas actividades, imposta pelas restrições adoptadas no quadro da luta contra a pandemia de coronavírus.

De  acordo com o Secretário de Estado da Cultura, a exigência dos músicos é legítima, e nesta linha,  os dirigentes desta Associação já foram contactados para uma audiência com o objetivo de se encontrar uma solução para o  problema levantado, que não só lhes afeta, mas sim à todos os géneros da arte no país.

Francelino Cunha ainda disse ter sido surpreendido com as declarações pública dos músicos, acrescentando que as portas da  Secretaria de Estado da Cultura estão sempre abertas, mas que estes preferiram os meios da comunicação social para expôr os seus problemas, ao invés de procurar a instituição de tutela para, em conjunto, se encontrar saídas.

Este responsável ainda exorta os músicos a terem bom senso para adequarem as exigências com a realidade do país e não comparar as subvenções feitas no setor da arte de outros países com a Guiné-Bissau.

Questionado sobre as propostas do seu gabinete para solucionar esta questão, Francelino disse que a sua instituição não dispõe de verbas para uma ação financeira imediata, mas  que  vai avançar com propostas depois de reunir com a referida Associação para depois entabular contactos com parceiros com vista a responder as exigências dos profissionais da arte.

A Associação Profissional dos Músicos da Guiné-Bissau anunciaram, recentemente,  numa conferência de imprensa o desejo de o Governo subvencionar os artistas devido as dificuldades financeiras que enfrentam com imposição de restrições sanitárias que impedem realizações  de espetáculos
e outros tipos de festas.ANG/CP/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário