quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

   Níger/opositor reivindica vitória na eleição presidencial com 50,3%

Bissau, 24 Fev 21 (ANG) - O candidato da oposição no Níger, Mahamane Ousmane, reivindicou a vitória na eleição presidencial no país no último domingo (21), num discurso enviado para a imprensa após o anúncio oficial de resultados provisórios da Comissão Eleitoral, apontando o candidato pró-governo, Mohamed Bazoum, como vencedor.

"A compilação dos resultados em nossas mãos por intermédio dos nossos delegados nas diferentes secções de votação nos dá como vencedores, com 50,3% dos votos", disse Ousmane, falando no seu reduto eleitoral em Zinder, no sudeste do país, num discurso em vídeo recebido pela AFP e autenticado pelos membros do seu partido.

De acordo com a Comissão Eleitoral Nacional Independente (Ceni), em anúncio na terça-feira, Bazoum venceu a segunda volta da eleição presidencial no Níger, com 55,75% dos votos, contra 44,25% de Ousmane.

Herdeiro político do presidente em final de mandato, Mahamadou Issoufou, Bazoum obteve 39,3% dos votos na primeiro volta realizado em dezembro, seguido por Ousmane, com 17%.

As eleições de 21 de Fevereiro foram afectadas pela morte de oito agentes eleitorais. Sete deles morreram na explosão de uma mina, no momento da passagem do seu veículo, na área fronteiriça de Tillaberi, perto de Burkina Faso e Mali.ANG/Angop

Sem comentários:

Enviar um comentário