segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

                Cabo Verde/Detido activista e advogado crítico da justiça

Bissau, 22 Fev 21 (ANG) - O activista e advogado Amadeu Oliveira, que tem sido bastante crítico da justiça em Cabo Verde, foi detido sábado no fim da tarde  pela Polícia Nacional, na sequência de um mandado de captura, emitido pelo Tribunal da Comarca da Praia.  

A detenção do activista e advogado Amadeu Oliveira é justificada pela justiça para garantir que o mesmo compareça  no seu julgamento, depois de ter faltado às audiências anteriores. Mas, em declarações à rádio pública cabo-verdiana, a defesa do activista a advogada, Zuleica Cruz considerou ilegal a detenção.

“Trata-se de uma detenção claramente arbitrária e ilegal; aqui não está em causa a actuação dos polícias, mas sim no que diz respeito ao mandado de detenção” disse a defesa.

O presidente da UCID, António Monteiro, que disse ter testemunhado a detenção do activista e advogado Amadeu Oliveira e partilhou as imagens nas redes sociais, mostrou-se indignado pela forma como o advogado foi detido, porque “o cidadão iria comparecer no tribunal ”.

Também, a Ordem dos Advogados de Cabo Verde condenou a forma como o processo de detenção do advogado Amadeu Oliveira vem sendo conduzido e exorta as autoridades a cumprirem a lei

Antes da sua detenção  havia um mandado de captura contra o activista e advogado Amadeu Oliveira, por este se ter recusado comparecer ao  seu julgamento agendado para o início do mês de Janeiro.

O advogado é acusado da prática de 14 crimes de ofensa contra alguns juízes do Supremo Tribunal de Justiça.

O activista e advogado, Amadeu Oliveira tem feito duras críticas contra juízes e o sistema de justiça cabo-verdiano. ANG/RFI

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário