terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Construção de vias rodoviárias/Cidadãos elogiam iniciativa do Presidente da República e pedem colocação de quebra-molas

Bissau, 23 Fev 21 (ANG) – Alguns cidadãos guineenses manifestaram as suas satisfações  com as obras de alcatroamento de algumas estradas em Bissau, mas temem pelo excesso de velocidade e pedem a construção de quebra- molas, como forma de reduzir os riscos de acidentes.


O governo guineense, por iniciativa do Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, através de apoios de alguns chefes de Estados dos países da sub-região, iniciou desde Setembro de 2020 a construção das estradas de subida de “Cabana”, baptizado com o nome do Presidente senegalês, Macki Sall e da “zona 7”, agora com o nome do Presidente congolês, Dennis Sassou Nguessou, numa distancia de pouco mais de dois quilómetros.

Ouvidos hoje pela Agência de Notícias da Guiné (ANG) sobre as vantagens do alcatroamento das estradas em causa, Feliciano Mendes, Sábado Sunquê, Jenito Augusto Fonseca, Jano António Té, Virgílio Pedro Sá e Artemisa Florindo Batista foram unânimes em defender não só a construção de quebra-molas na Avenida Dinnis Sassou Nguesso, para reduzir a velocidade e consequentemente os riscos de acidentes, bem como  uma gestão rigorosa por parte da Câmara Municipal de Bissau dessas vias, para impedir a prática de actividades comerciais nos passeios, assim como nas faixas de rodagem.

Feliciano Mendes disse estar muito satisfeito com a construção da Avenida Macki Sall, que está na fase final, frisando que, agora cabe a Câmara Municipal de Bissau assumir a sua responsabilidade, enquanto gestor da cidade para não permitir que a estrada seja invadida pelos comerciantes, à semelhança do que acontece  na Avenida dos Combatentes da Liberdade da Pátria, para facilitar a circulação de carros e das pessoas.

Sábado Sunquê defendeu a conservação da infraestrutura para o bem do país e pediu a Câmara Municipal de Bissau para impedir as vendas de produtos nas bermas de estradas, tanto na Avenida Macki Sall como na  Dennis Sassou Nquesso, após a conclusão das obras.

Jenito Augusto Fonseca elogiou o empenho do Presidente da República da Guiné-Bissau em apoiar o executivo na melhoria de condições das estradas da capital guineense.

Relativamente as actividades comerciais que fazem ao longo da estrada ainda em construção, Jenito Fonseca disse que a Câmara deve ter outra atitude agora e após a entrega da estrada para impedir a referida prática.

Por sua vez, Jano António Té  considerou de bom a ideia do Chefe de Estado em atribuir a rua o nome de Dinnis Sassou Nguesso, porque graças a essa iniciativa,  a referida estrada que, há vários anos, se encontrava em estado de degradação, está agora a  ser alcatroada.

“O alcatroamento dessa estrada  ( Avenida Dennis Sassou Nguesso,) vai facilitar a deslocação dos  seus moradores para o centro da cidade e no transporte de doente para o hospital Simão Mendes e não só”, afirmou Jano Té.

Instado a falar do tamanho da estrada, Jano Antoni Té lembrou que o troço está a ser construído com o apoio do Presidente da República do Congo, por isso não é possível aumentar a sua largura devido aos custos de indeminização aos proprietários dos imóveis construídos ao longo da estrada.

Virgilio Pedro Sá qualificou de muito bom a reabilitação da estrada e agradeceu igualmente ao Presidente guineense Umaro Sissoco Embalo.

Disse que a requalificação dessas vias facilita a circulação de transportes urbanos, conhecidos por toca-toca e consequentemente no acesso das pessoas ao centro da cidade e instituições de atendimento sociais.

Virgilio Sá pediu ao executivo no sentido de proceder com os trabalhos de melhorar as condições das estradas em todo território nacional.

Artemisa Florindo Batista pediu ao Presidente da República a proceder com o alcatroamento de estradas não só de Bissau, mas também as das  regiões  do interior do país, para facilitar, principalmente, o transportes de doentes para Bissau.ANG/LPG//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário