quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Nigéria/Presidente Buhari ORDENA RESGATE DE DEZENAS DE CRIANÇAS RAPTADAS

Bissau, 18 Fev 21 (ANG) - O Presidenteda Nigéria, Muhammadu Buhari, ordenou quarta-feira uma operação de resgate de dezenas de alunos e professores raptados na noite de terça-feira de uma escola, na zona centro-oeste do país, por um grupo armado, anunciou o porta-voz.

"O Presidente ordenou às forças armadas e à polícia que devolvam imediatamente todos os prisioneiros, ilesos", disse o seu porta-voz, Garba Shehu, num comunicado.

O governo da região, por seu lado, anunciou que foram raptadas 42 pessoas, incluindo 27 alunos, durante a noite de terça para quarta-feira naquela escola, e confirmou que uma das crianças foi morta durante o ataque.

"Os bandidos atacaram a escola por volta das 02h00 da manhã de quarta-feira. Ao todo, raptaram 42 pessoas", disse à agência de notícias francesa AFP Muhammad Sani Idris, comissário de informação do estado do Níger, onde fica o estabelecimento de ensino, em regime de internato.

"Na altura do ataque, havia 650 alunos na escola. Levaram 27 alunos e três professores. Um estudante foi morto. Eles também raptaram 12 membros das famílias dos professores", acrescentou.

Este rapto ocorre dois meses após um outro ataque de grupos criminosos a uma escola no estado vizinho de Katsina, durante o qual foram raptados 344 alunos. Os alunos foram libertados uma semana após o ataque, depois de negociações entre as autoridades e os rebeldes.

Muitos homens armados, vestidos com uniformes militares, levaram os alunos para a floresta, de acordo com um responsável local, que pediu o anonimato.

"Um dos funcionários e alguns dos estudantes conseguiram escapar. O pessoal confirmou que um estudante foi morto a tiro" durante o ataque, acrescentou.

O noroeste e centro da Nigéria é, há quase uma década, flagelado pela violência de grupos criminosos conhecidos localmente como "bandidos", que estão a intensificar os raptos, para resgate, e roubo de gado.

Estes bandos criminosos são motivados pela ganância, mas alguns deles desenvolveram fortes ligações com grupos terroristas no nordeste.

Estes grupos armados agiram em nome do grupo terrorista Boko Haram, que reivindicou a responsabilidade pelo rapto num vídeo, mas o seu baluarte encontra-se a centenas de quilómetros de distância, no nordeste da Nigéria.

O rapto causou uma agitação global e trouxe de volta memórias de outra ação semelhante do Boko Haram, que raptou mais de 200 raparigas em Chibok, no nordeste, em 2014.

Os alunos de Kankara foram libertados após uma semana de cativeiro, na sequência de negociações entre os gangs e os governos de Katsina e Zamfara. E a 09 de Fevereiro, o raptor, um líder de grupo armado, Awwalun Daudawa, rendeu-se às autoridades em troca de um acordo de amnistia.ANG/Angop

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário