quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Greve na Função PúblicaDiretor-geral da Administração Pública diz acreditar  nas  diligências do  governo para   travar segunda vaga de greve  de 30 dias

Bissau,25 Fev 21(ANG) - O Diretor-geral da Administração Pública reiterou esta quinta-feira  o empenho do governo, através do Ministério da Função Pública  para  travar a segunda vaga de greve de 30 dias, decretada pela Central Sindical, União Nacional dos Trabalhadores da Guiné(UNTG), prevista para iniciar na próxima semana, dia 1 de março do ano em curso, devido ao seu impacto nos sectores da educação e saúde pública.

Em declarações à Agência de Notícias da Guiné, Carlos Kenedy de Barros encoraja a ministra para prosseguir as negociações com a  Central Sindical a fim de impossibilitar a segunda vaga de greve de 30 dias.

Quanto a fixação do salario mínimo em 100 mil francos cfas na administração pública  exigida pela Central Sindical, Kenedy de Barros disse que o aumento salarial deve se basear no aumento da produtividade, e diz que actualmente a produção ao nível da função pública é baixa e que o sector privado não tem tido a dinâmica que todos querem.

 “O aumento salarial deve-se basear no aumento da produtividade e de rendimento, aliás eu desde  que cheguei cá optei por uma política de reformas, por ser  a única via para sanear as finanças pública”, afirmou .

Kenedy de Barros acrescentou que os ganhos que se vai obter na reforma, irá permitir a melhoria do fundo de pensão e o salário dos servidores públicos, mas que o problema que se põe é que sem um controlo, o governo vai continuar a pagar funcionários “mortos,  aqueles que estão em Portugal e aqueles que não fazem nada” ou seja continuará a haver  a diferença de “20 mil funcionários” nos dados do  Ministério da Função Pública e os das Finanças .

Barros disse que também não está de acordo  com as condições de  vida dos funcionários, mas que é preciso realizar  reformas  e  promover políticas de mérito, para que, quem trabalha possa ter progressão na carreira e um bom salário.

Informou  que as exigência da Central Sindical sobre a recrutamento e selecção do pessoal, os princípios gerais de emprego público e as nomeações dos directores de serviços e chefes de divisões entre outros foram submetidas ao governo, através do relatório que foi elaborado pela Comissão Adhoc, criada para o efeito, para apreciação dos  Despachos constantes no relatório.

Disse que essa comissão  está a espera da decisão do Conselho de Ministros sobre as recomendações feiras no no referido relatorio.ANG/LPG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário