sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

   Níger/Desacatos marcam período pós-eleitoral  após vitória de Bazoum

Bissau, 26 Fev 21 (ANG) - O período pós-eleitoral no Níger,onde Mohamed Bazoum foi eleito novo chefe de Estado, é marcado por distúrbios e agressões que já resultaram, na morte de duas pessoas.

O domicílio do correspondente da RFI  em Niamey foi vandalizada e parcialmente incendiada por desconhecidos.

De acordo com o ministro do Interior do Níger, Alkache Alhada, os distúrbios e agressões desencadeados logo após o anúncio dos resultados das eleições gerais do Níger, com destaque para o escrutínio presidencial, resultaram na morte de duas pessoas e na detenção de outras 468.

A residência do correspondente da RFI, em Niamey, Moussa Kaka, foi alvo de vandalismo e parcialmente incendiada por um grupo de desconhecidos. Kaka saiu ileso da agressão e confirmou o acto dos vândalos, assim como a destruição dos seus bens, levada a cabo pelos assaltantes.

O ataque ao domicílio de Moussa Kaka, ocorre num contexto de tensão política, resultante da eleição presidencial, cujo escrutínio teve lugar domingo e o proclamado vencedor foi Mohamed Bazoum.

Após o anúncio da vitória eleitoral de Bazoum, na terça-feira, contestada pelo opositor Mahamane Ousmane, distúrbios e agressões tiveram lugar na capital Niamey e noutras cidades do Níger.

Na quarta-feira, várias detenções foram efectuadas pelas autoridades nigerinas, nomeadamente a do antigo chefe do estado-maior das forças armadas,Moumouni Boureima. Boureima é acusado de ser o líder dos desacatos ocorridos, a seguir ao anúncio, pela Comissão Eleitoral Independente o triunfo de Mohamed Bazoum. 

Segundo ainda o Procurador da República do Níger, Maman Sayabou Issa, várias pessoas e outras são objecto de buscas. ANG/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário