quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Cooperação/ Presidente da CMB anuncia para breve visita oficial a cidade portuguesa de Águeda

Bissau, 17 fev 21 (ANG) – O Presidente da Câmara Municipal de Bissau (CMB) Luís Enchama anunciou hoje  a vontade  de realizar brevemente uma visita oficial a cidade de Águeda, em Portugal.

O desejo foi manifestado durante o encontro tido com o seu homólogo da Águeda  Jorge Almeida que se encontra de visita à Bissau.

Luís Enchama disse que, a sua deslocação aquela cidade lusa, visa dinamizar e reforçar a  geminação existente entre as duas cidades, efectuar troca de experiências entre as partes e bem como a possibilidade de beneficiar do apoio no domínio de capacitação de quadros da CMB, na área de saneamento, urbanização e polícia municipal.

Afirmou que, a formação é algo  indispensável, porque, de acordo com o Presidente da CMB, a cidade de Bissau está em crescimento progressiva e é  preciso ter  pessoal capaz de dar resposta as exigência dos habitantes dos seus habitantes.

Disse estar satisfeito com a visita do Presidente da Câmara de Águeda, acreditando que a visita vai fortificar ainda mais as relações  entre as duas edilidades.

Luís Enchama exortou a Jorge Almeida a servir do ponto de ligação com os empresários para  que venham investir na Guiné-Bissau.

Porque, segundo o Presidente da Câmara Municipal de Bissau, os mercados nacionais encontram-se numa situação de muita precaridade e “ até não da para apresentar alguém de que este é o mercado onde as pessoas praticam as suas actividades.

 É por isso que, elegeu como prioridade a  melhorias de condições dos comerciante de modo geral e dos mercados.

Por sua vez, o Presidente da Câmara de Águeda, Jorge Almeida disse estar disponível em colaborar com CMB para capacitação dos quadros nacionais, nas áreas de saneamento, urbanização e polícia municipal.

Disse acreditar que, se cada uma das partes fizer o que pode, as relações seriam melhor. Por isso, disse que o seu primeiro desafio  é para que, cada um  não se inibe de fazer o melhor que pode para o bem dos cidadãos e concidadãos

Aconselhou o Presidente da CMB a   apostar na formação das pessoas. Para tal informou que cidade de Águeda dispõe de uma Universidade com cursos técnicos, mas também  um centro de formação profissional.

“Há um conjunto de questões que podem  ser implementado e desenvolvido com base de parceria e se forem aproveitadas, a Guiné-Bissau pode tirar proveitos”, disse.

Jorge Almeida revelou por outro lado que  está a acompanhar uma ONG, denominada  “Missão de Saúde para Humanidade, que trabalha no hospital de São João de Porto e podem ajudar as crianças nacionais que têm sempre dificuldades em tratamento de algumas patologias.

Afirmou que estão no país, para preparar uma Casa de Acolhimento para albergar  as crianças antes de irem para Portugal. ANG/LPG/ÂC

Sem comentários:

Enviar um comentário