segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Política/Deputado Mário Dias Sami lamenta desaparecimento físico de João Seidibá Sane

Bissau, 22 Fev 21 (ANG) – O deputado Mário Dias Sami lamentou o  desaparecimento físico do seu colega e deputado João Seidibá Sane militante do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e Presidente da Comissão da Revisão Constitucional da Assembleia Nacional Popular(ANP).

João Seidiba Sané,  membro do Bureau Político do PAIGC morreu no Domingo,  na Clínica de Bôr em Bissau, vítima de doença e foi primeiro secretário da ANP e antigo líder da bancada parlamentar deste partido.

Em declarações exclusiva hoje à ANG, o deputado Mário Dias Sami lembrou que o  malogrado iniciou a sua carreira como  membro de verificação e controlo    da Juventude Africana  Amílcar  Cabral(JAAC), mais tarde ingressou como membro da Comité Central, nas  eleições gerais de 1994 candidatou-se como deputado, tendo exercido a função até a guerra civil de 07 de junho de 1998.

Disse que   é enfermeiro de profissão que desde cedo revelou grandes qualidades.

Aquele político disse que, Seidibé Sané, foi segurança de Estado e coronel, tendo trabalhado como Diretor Comercial  na antiga empresa FARMEDI, e que desempenhou a função de Adido Militar na Embaixada de Portugal na Guiné-Bissau.

 “Depois da guerra civil, João Seidibá Sane foi   líder da bancada do PAIGC, depois do congresso de Gabú deixou de ser membro de Bureau Político e passou a ser apenas membro do Comíté Central . Com a realização do Congresso de Cacheu  regressou ao Bureau político,” revelou Mário Dias Sami.  

O malogrado,segundo Sami, teve uma crise em 2019 e foi para Portugal em tratamento médico durante muito tempo, mas disse desconhecer a causa da sua morte.ANG/JD/ÂC//SG

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário