quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Transportes/Ministério prevê para  este ano chegada  de um navio de transporte de passageiros de 320 lugares 

Bissau, 05 Jan 23 (ANG) – O  Governo,através do Ministério dos Transportes e Comunicações e com apoio de Portugal,  espera receber este ano um navio de transporte de passageiros de  320 lugares , para garantir a ligação entre as ilhas e facilitar o escoamento dos produtos.

O anúncio foi feito hoje  por um dos membros do Núcleo de Apoio Técnico ao Gabinete do ministro dos Transportes e Comunicações, Murido Cá, numa conferência de imprensa de esclarecimentos sobre as  condições  de  abate dos navios da Sociedade de Transporte Maritima SOTROMAR, nomeadamente IV Centenário, Pecixe e Baria.

O sindicato de base da empresa teria acusado  o ministério de recebimento de 80 milhões de francos CFA resultante da venda de sucatas dos navios da SOTROMAR, acusação refutada   por Murido Cá.

Disse que a empresa que ganhou o concurso para o abate dos navios  pagou 45 milhões de francos para o efeito e não 80 milhões, explicando que,  desse montante, cinco milhões de francos foram revertidos para o pagamento dos elementos que compôe a comissão.

Cá disse ainda que, cerca de 20 milhões de francos CFA também foram destinados para o pagamento de dois meses de salários dos funcionários da Sotramar e que o resto ficou cativado por ordem do Tribunal, devido a um letígio  entre a empresa e um dos seus trabalhadores.

A SOTROMAR é uma sociedade de transporte maritima, tutelada pelo Ministério dos Transportes e Comunicações, criada com o objectivo de facilitar a ligação entre as ilhas.

De algum tempo para cá, segundo Murido Cá, a empresa se deparou com problemas de ordem técnica e financeira, que não permitiram dar resposta aos objectivos que nortearam a sua criação,sobretudo no que se refere ao pagamento de salário aos trabalhadores.

Murido Cá disse que a empresa  se encontra em situação de  dívidas perante os funcionários no valor de  mais 639 milhões de francos CFA, e com  diferentes fornecedores na ordem de 200 milhões de francos.

“É uma empresa que, há cinco anos, não dispõe de nenhuma fonte de receita. Neste momento não tem nenhum navio operacional para dar respostas as exigências”, acrescentou aquele responsável.

Disse que esta situação foi herdada pela atual direção que assumiu a gestão da empresa em 2020.

“A atual direção prontificou em  informar ao ministro da situação dificil com que se depara a empresa e este por sua vez deu instruções para se fazer um levantamento geral da empresa. Concluido o levatamento emitiu-se um  parecer técnico que indicava que os navios IV centenário e Pecixe estavam num estado avançado de degradação e que o Baria era recuperável”,disse.

De seguida, de acordo com Murido Cá, o ministro dos Transportes informou ao plenario governantal sobre a situação da empresa e tendo em conta as dificuldades do governo em termos de condições financeira para recuperação dos navios, foi decidido a criação de uma Comissão Interministerial, composta pelo Ministério das Finanças através do Departamento de Patrimonio de Estado, Instituto Maritimo Portuário e Sotramar e representantre dos sindicato de base dos trabalhos da mesma para garantir o maior transparencia do processo.

“No fim dos trabalhos levados a cabo pela comissão, foi aberta um concurso público para o abate dos navios e a empresa que venceu o concurso pagou 45 milhões de francos para o abate dos três navios, dos quais cinco milhões de francos CFA foram  destinados ao pagamento dos elementos que compôe a comissão, cerca de 20 milhões francos fcfa foram destinados para o pagamento de dois meses de salários dos funcionarios da Sotramar, e o resto do valor ficou cativado por ordem do tribunal devido a um letigio que existe entre a empresa e um dos seus trabalhadares”.

O Membro do Núcleo de Apoio Técnico do Gabinete do ministro dos Transportes e Comunicações  pediu calma aos funcionários, e admite que os melhores dias hão de chegar.

Perguntado para quando a chegada do navio, Murido Cá disse que  está-se a fazer um trabalho técnico para adaptação do mesmo às condições de navegabilidade nas águas territoriais guineenses.ANG/LPG/ÂC//SG

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