Agricultura/Tiniguena e PADES assinam Convenção Operacional para as regiões de Bolama e Quinará
Bissau,18 Nov 24(ANG) - A ONG Tiniguena e o Projeto de Apoio ao Desenvolvimento Econômico das Regiões do Sul (PADES) assinaram no fim de semana um acordo que visa apoiar o aumento da produção agrícola, segurança alimentar e a diversificação do rendimento dos agricultores nas regiões de Bolama-Bijagós concretamente nos setores de Bolama, Uno e Bubaque, e em Tite e Empada, na Região de Quinará.
Segundo o site da Tiniguena, Miguel de Barros, Diretor Executivo foi quem assinou para a ONG e da parte do PADES,assinou Adelino das Neves Nunes Correia, coordenador do projeto.
Para além de PADES, a Tiniguena também assinou a mesma Convenção Operacional com os seus parceiros de implementações locais nomeadamente para o sector de Tite, com a Associação Nacional para o Desenvolvimento Local Urbano (NADEL), para setor de Bolama, com a Associação de Profissionais para o Desenvolvimento Local e Promoção Económica (APRODEL).
E para o setor de Empada com a Associação Nacional para o Combate à Pobreza e Fome na Guiné Bissau (ANCOPF-GB).
Os acordos visam reforçar as capacidades técnicas e de gestão de projetos e a proteção do meio ambiente e respeito aos direitos sociais das referidas organizações sociais.
Os setores de Uno e Bubaque têm a intervenção direta da própria Tiniguena.
O referido Plano Operacional prevê a integração do desenvolvimento das empresas rurais nas cadeias de valor agrícola, reabilitação comunitária dos perímetros das bolanhas, adoção de práticas modernas avançadas na agricultura e horticultura, e o melhoramento dos caminhos rurais, não só nas políticas publicas locais mas também ao nível nacional.Ainda prevê a adoção de práticas de gestão ambiental e adaptação às mudanças climáticas sob planos de gestão ambiental adotados localmente.
A convenção válida para um período de 12 meses, (Novembro de 2024 a Novembro de 2025) é financiada pelo Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura (FIDA).ANG/ÂC//SG
Sem comentários:
Enviar um comentário