quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Médio Oriente/Israel faz mais 40 mortos em Gaza e corta acesso da Cisjordânia à Jordânia

Bissau, 25 set 25(ANG) - Cerca de 40 pessoas foram mortas esta quarta-feira através de bombardeamentos israelitas na cidade de Gaza, mas também em Rafah e Khan Younès. Já na terça-feira, Israel anunciou que vai fechar a partir de hoje a fronteira de Allenby, principal ponto de passagem entre a Cisjodânia e a Jordânia.


Nem as críticas na Assembleia-Geral, nem o reconhecimento a larga escala do Estado da Palestina travam a guerra na Faixa de Gaza, com Israel a ter voltado a atacar nesta madrugada a cidade de Gaza, mas também Rafah e Khan Younès. Dezenas pessoas morreram nestes ataques aéreos, possivelmente 40, e outras 22 ficaram feridas, segundo a organização Defesa Civil.

Desde sexta-feira que as forças israelitas avisavam que iam atacar "de uma sem precedentes" a cidade de Gaza, levando à fuga de centenas de milhares de habitantes palestinianos. Embora não haja actualmente jornalistas internacionais em Gaza, os ataques desta madrugada podem ser verificados pelas enormes nuvens de fumaça que pairam em Gaza, segundo a Agência France Presse.

Na terça-feira, Israel anunciou que ia fechar a fronteira de Allenby, o principal ponto de passagem entre a Cisjordânia e a Jordânia e uma das principais portas de entrada da ajuda humanitária a Gaza. Este é um ponto que liga a Cisjordânia ao Mundo, já que não é necessário passar por Israel para aceder a este território, sendo um ponto nevrálgico desde 1967.

Ainda a caminho da Faixa de Gaza está a Flotilha por Gaza, que passa agora a ser vigiada por uma fragata italiana depois de na noite de terça para quarta-feira terem sido atacados ao largo da Grécia. Nesta flotilha, que pretende mostrar a solidariedade internacional ao povo palestiniano e romper o bloqueio israelita, há cerca de 60 italianos entre eles quatro deputados. A flotilha é composta por pessoas de 45 países diferentes.ANG/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário