terça-feira, 9 de maio de 2017

França


                         Investidura de Macron marcada para domingo

Bissau, 09 Mai 17 (ANG) - O recém-eleito Presidente da França, Emmanuel Macron, toma posse no próximo domingo, anunciou o Palácio do Eliseu. 

O líder do partido Em Marcha!, que venceu domingo as eleições presidenciais, tem  uma semana para formar o seu gabinete e realizar a transição política. 

Segunda-feira, Macron já compareceu num evento no Arco do Triunfo, em Paris, ao lado do actual presidente, François Hollande, para celebrar os 72 anos do fim da Segunda Guerra Mundial. 

Macron foi convidado por Hollande, que tenta demonstrar continuidade e proximidade ao novo Governo, já que o recém-eleito Presidente foi seu secretário-adjunto e seu ministro da Economia antes de se afastar em 2016 e formar o seu próprio partido.


Fontes próximas de Macron disseram que o novo Presidente vai a Berlim,   na sua primeira viagem oficial ao exterior. A informação foi divulgada pela rede CNews, que citava a eurodeputada Sylvie Goulard,   próxima do líder do  Em Marcha!. Domingo à noite, logo após a confirmação da sua vitória nas eleições, Macron recebeu um telefonema da Chanceler alemã, Angela Merkel. 


“Merkel está muito contente com a eleição de Macron, que leva esperança a milhões de franceses, e também a milhões de pessoas na Alemanha e na Europa”, comentou o porta-voz da Chanceler, Steffen Seibert. “Ele conduziu uma campanha pela Europa, pela abertura ao mundo, e não pelo isolamento”, ressaltou.


Macron venceu a segunda volta das eleições francesas com cerca de 66 por cento dos votos, derrotando Marine Le Pen, do partido      Frente Nacional  (FN), que defende a saída da França da União Europeia e medidas de restrição à imigração. 


Emmanuel Macron, de 39 anos, é o mais jovem Presidente da História do país. Ex-ministro da Economia do Presidente François Hollande, nunca tinha disputado uma eleição. O seu programa prevê várias reformas, como a da legislação laboral, fiscal, do seguro de desemprego e da previdência, com a unificação do sistema de cálculo das pensões de servidores e de trabalhadores do sector privado.
ANG/JA

Sem comentários:

Enviar um comentário