sexta-feira, 5 de maio de 2017

Médias/Reforço de capacidades

“Não pode haver um Estado de Direito e nem a Democracia sem o Jornalismo” diz António Leão Rocha

Bissau, 05 Mai 17 (ANG) – O Embaixador português acreditado na Guiné-Bissau, defendeu hoje que sem o Jornalismo não haverá o Estado de Direito e muito menos a Democracia.

António João Rocha que falava à imprensa, no acto de enceramento do seminário de capacitação de jornalistas, sobre “O jornalismo Cultural e Valores da Cidadania”, inciado quarta-feira, disse que os jornalistas têm um papel fundamental no que diz respeito a necessidade de manter informado a opinião pública.

Acrescentou que o papel dos jornalistas tem importância também na CPLP, uma vez que é o veículo da população da língua portuguesa.

“Os jornalistas sabem quase tudo que nos não sabemos, por isso espero que estes três dias de formação com o professor Nuno Andrade Ferreira, vos serve de arma suficiente para melhorar o vosso trabalho”, disse o Embaixador Português.

Por seu turno, o Embaixador da República de Angola residente no pais, Daniel António Rosa, revelou que o a celebração do dia Mundial da Língua portuguesa, ocorreu coincidentemente, 48 horas depois do Mundo ter celebrado mais um aniversario do dia Internacional da Liberdade de Imprensa, consagrado pela UNESCO.

“Como andamos ao nível dos Estados-membros da CPLP em termos de Liberdade da Imprensa, pensamos que os mesmos estados devem assegurar este direito para que tenhamos uma Comunidade, onde todos podem viver na aceitação reciproca das diferenças e no estrito respeito pelos valores intrínsecos da pessoa humana”, referiu Daniel António Rosa.

O diplomata angolano acrescentou que no seu país o governo tem feito muito para garantir tal liberdade em respeito aos direitos dos fazedores de opinião, e grandes mobilizadores para a participação das sociedades nos processos de decisão política e nas tarefas relevantes para a consolidação da paz e da democracia.    

A formação em que tomaram parte jornalistas de diferentes órgãos de comunicação social guineenses foi realizado no quadro da celebração do dia mundial da Língua Portuguesa e da CPLP, sob orientação de jornalistas portugueses.

ANG/LLA/SG




  
  

 


1 comentário: