Eleições gerais/Populares de
Bubaque em vigília e protestos em frente à CRE local para proteger os votos
Bissau, 25 Nov 25(ANG) - A população do sector de Bubaque, região de Bolama/ Bijagós, permanece mobilizada desde as 21h de segunda-feira, em frente à sede da Comissão Regional de Eleições (CRE), num protesto que se prolonga pela madrugada e marcado por cânticos em crioulo: “urna kana bai Bissau” (as urnas não vão para Bissau).
De acordo com a Rádio Sol Mansi, o objetivo dos manifestantes é impedir o transporte de urnas eleitorais para Bissau, ação que, segundo relatos locais, é vista como uma possível manobra para alterar os resultados.
Pneus foram incendiados e as forças policiais recorreram ao lançamento de gás lacrimogéneo na tentativa de dispersar os jovens que receiam por alteração ilegal dos resultados eleitorais. Os manifestantes mantêm-se firmes, afirmando que não abandonarão o local e que irão “vigiar os seus votos até ao fim”.
O correspondente da RSM em Bubaque, que acompanha a situação no terreno, falou com o presidente da CRE local. Este refutou, categoricamente, as alegações que motivaram a revolta popular e garantiu que a equipa está apenas a trabalhar na contagem de votos, sem qualquer intenção de movimentar urnas.
A tensão mantém-se elevada, enquanto os residentes reiteram a sua determinação em permanecer no local.
Uma situação semelhante ocorreu na cidade de Catió, região de Tombali, sul do país, onde a população também se mobilizou para impedir a eventual retirada de urnas da CRE local. Também na CRE de Oio, em Mansoa, jovens continuam determinados e mantêm vigília para assegurar a integridade dos votos.ANG/RSM

Sem comentários:
Enviar um comentário