segunda-feira, 27 de julho de 2020

   Óbito/Actor Bruno Candé assassinado por "motivos racistas" em Portugal

Bissau, 27 Jul 20 (ANG) - O actor guineense Bruno 

Candé Marques foi assassinado numa avenida de Moscavide, concelho de Loures, distrito de Lisboa, portugal na tarde de sábado,(25).

A família do actor de 39 anos diz que o autor dos quatro disparos à queima-roupa já tinha feito ameaças de morte e proferido "vários insultos racistas" contra Bruno Candé e familiares.

Em comunicado, a família considera que "fica evidente o carácter premeditado e racista deste crime" e exige que "a justiça seja feita de forma célere e rigorosa".

Em declarações ao jornal Público, a actriz da companhia Casa Conveniente, Marta Félix, revelou que terá havido “uma discussão na quarta-feira, depois de um homem ter tropeçado na cadela do Bruno, da qual era inseparável e que foi importante na sua recuperação” após Candé ter sofrido um acidente.

O actor português, que nasceu na Guiné-Bissau, era membro da companhia de teatro Casa Conveniente, fez parte do elenco de telenovelas e, actualmente, preparava um livro e uma peça de teatro. 

Ao Público, a encenadora e actriz Mónica Calle, que lidera a companhia, disse que “Era impossível não gostar dele. Em qualquer circunstância, em qualquer contexto, era uma pessoa impossível de não ser amada. Era alguém com uma alegria e generosidade como raramente conheci na vida. Tinha uma força e inteligência emocional incríveis. Era alguém que procurou sempre descobrir-se a si e aos outros." 

Bruno Candé deixa três filhos menores, uma menina de 2 anos e dois rapazes de 5 e 6 anos.A  organização não-governamental SOS Racismo exige que seja feita justiça, para que o assassínio de Bruno Candé Marques não seja mais um sem consequências. 

O dirigente da ONG, Mamadou Bá, fala num "crime com motivações raciais e pede que seja feita justiça".ANG/RFI


1 comentário:

  1. Os autointitulados de activistas sociais estão a espera de perdien e patrocínios para sairem á ruas de Lisboa... Triste...

    ResponderEliminar