terça-feira, 28 de julho de 2020

Rádio Capital FMlLíder de PUN condena acto de vandalismo contra estação emissora 

Bissau, 28 Jul 20(ANG) – O líder do Partido da Unidade Nacional(PUN) condenou esta segunda-feira  o acto de vandalismo perpetrado contra as instalações da Rádio Capital FM.

Em comunicado à imprensa , Idriça Djaló manifestou a sua solidariedade e apoio aos responsáveis, jornalista e trabalhadores de órgão privado, sublinhando que esta estação emissora soube impor-se ao longo da sua existência, como uma voz da liberdade e da democracia.

Exortou a comunidade internacional e os parceiros da Guiné-Bissau, assim como o Comité dos Direitos Humanos da Nações Unidas para assumirem posições claras e públicas de condenação das violações repetidas dos direitos dos cidadãos e da liberdade de imprensa no país.

Idriça Djaló considerou que o respeito dos valores e princípios democráticos não são negociáveis e qualificou o ato realizado contra a rádio Capital FM de atentado contra toda a sociedade guineense.

“Apesar das imperfeições e das repetidas tentativas dos seus inimigos para subverter a democracia é uma realidade que já tem raízes no país. Contudo a sociedade nacional não aceitará, nunca mais, que seus direitos, liberdades e garantias sejam sonegadas ou violentados,”disse.

 Lembrou que a liberdade de imprensa, a segurança dos atores dos órgãos da comunicação social assim como das suas instalações não podem, em circunstância alguma, ser objeto de negociação pelos cidadãos, as autoridades e pela comunidade internacional.

Idriça Djaló apelou as autoridades políticas e judiciárias da Guiné-Bissau a assumirem medidas concretas para identificar e punir os criminosos, colocando um fim à impunidade de que têm beneficiado.

A Rádio privada Capital FM foi completamente destruída na madrugada de domingo por indivíduos fardados e armados com arma de fogo, que ainda não foram identificados. A Polícia Judiciária abriu um inquérito para levar a justiça os actores dessa “vandalização”.ANG/JD/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário