quinta-feira, 30 de julho de 2020

Finanças/ Fadia confirma emissão de títulos de tesouro no valor de 58 mil milhões não 62 mil milhões de francos CFA

Bissau, 30 jul 20 (ANG) – O ministro da Finanças Aladji Mamadu João Fadia recusou ter emitido titulo do tesouro publico no valor de 62 bilhões de francos cfas durante cinco meses de governação, mas sim 58 mil milhões de francos cfa.

Citado pela rádio “África FM” Aladji João

Fadia  falava na quarta-feira na IV sessão da X legislatura na Assembleia Nacional Popular no âmbito de sua  sua interpelação pelos deputados para esclarecer a situação.

“ Durante cinco meses emiti seis vezes  58 bilhões, dos quais 26 foram usados para a amortização dos

Acrescentou que o actual executivo já amortizou algumas  dívidas na função pública.

Por outro lado, o ministro das finanças revelou que o ex-Primeiro-ministro e igualmente ministro das finanças, Aristides Gomes emitiu  entre o mês de Agosto de 2018 à janeiro de 2020.

Segundo Aladji João Fadia, em agosto de 2018, o então ministro das finanças emitiu  titulo de seis bilhões  de francos cfa, em setembro 5.5 bilhões, em novembro 3.3 bilhões e em dezembro cinco bilhões de francos cfa.

Acrescentou que em 2019, o ex-ministro das finanças, Aristides Gomes emitiu titulo em fevereiro no valor de 4 bilhões de francos cfa, 6.5 bilhões em março,abril 8.8 bilhões, junho 11 bilhões, setembro 10.9 bilhões, outubro 6.2 bilhões e 10.3 bilhões novamente, janeiro quatro bilhões mais 6.8 bilhões de francos cfas, totalizando  cerca de 100 bilhões de  francos cfas.

 Aladji Mamadu João Fadia garantiu aos deputados de que o governo já tem dinheiro para pagar o salário do mês de agosto. ANG/LPG//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário