quarta-feira, 22 de julho de 2020

                 Crise política Mali/ CEDEAO recomenda partilha do poder

Bissau,21 Jul 20(ANG) - A delegação da Comunidade Ecónómica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) sugeriu sábado, 18, ao poder no Mali e a oposição, a formação de um governo de união nacional, noticia a AFP.

 “Cinquenta por centos dos membros do governo sairão da coligação no poder; 30 porcento da oposição e 20 % da sociedade civil” sugeriu Jean Claude Kassi Brou, membro da missão da CEDEAO.

A delegação, conduzida pelo antigo Presidente nigeriano, Goodluck Ebele Jonathan recomendou também a nomeação por um mecanismo complexo de novos membros do tribunal constitucional, e alertou que nenhuma mudança inconstitucional de ascensão ao poder seria aceite.

O movimento de contestação 5 de Junho rejeitou o compromisso proposto pela mediação da CEDEAO, e continua a exigir a demissão do Presidente Ibrahim Boubacar Keita.

A delegação do M5-RFP não aceita as propostas de solução da missão da CEDEAO que não correspondem às aspirações da maioria do povo maliano, indica o grupo, num comunicado de imprensa publicado sábado a noite.ANG/Angop

 


Sem comentários:

Enviar um comentário