segunda-feira, 27 de julho de 2020

         

Rádio Capital FM/Governo repudia vandalização da estação emissora 

Bissau,27 Jul 20(ANG) - O ministro da presidência do Conselho de Ministros  Serifo Jaquité, disse no domingo que o Governo condena e repudia os atos de vandalização ocorridos na rádio privada a Capital FM, por homens armados desconhecidos.

Acompanhado do ministro do Interior, Botche Candé e do secretário de Estado da Comunicação Social, Conco Turé e a mando do primeiro-ministro, Nuno Nabian, Serifo Jaquité efetuou uma visita às instalações da rádio para constatar o nível dos estragos.

“Ao tomar conhecimento deste ato vândalo, ignóbil e desproporcional a tudo o que são as garantias de um estado de direito democrático, o primeiro-ministro ordenou-nos a vir cá constatar o que se passou”, afirmou o ministro da presidência do Conselho de Ministros do Governo guineense.

Após visitar todas as dependências da rádio e de conversar com a direção da estação, Serifo Jaquité disse que não restam dúvidas de que a imagem do país ficará novamente beliscada.

“É mais uma triste imagem que a Guiné-Bissau está a transmitir para o mundo”, disse.

O ministro disse que lamentam o sucedido “em nome do Presidente da República, do primeiro-ministro e de todas as instituições democráticas” da Guiné-Bissau,e que o Governo vai agir para descobrir os autores do ato que disse ter sido perpetrado por “pessoas que estão contra o desenvolvimento” do país.

“Porque numa sociedade democrática, de justiça, que aspira ao desenvolvimento não é admissível, de forma alguma, um atentado contra os direitos fundamentais do cidadão, o direito à voz”, defendeu Jaquité.

Serifo Jaquité disse terem sido instadas as forças de segurança e da Polícia Judiciária no sentido de apurar quem foram os autores da vandalização para que possam ser presentes à justiça.

“Mas, também pedimos a quem tiver informações que nos indique para que os autores deste ato sejam traduzidos à justiça”, sublinhou Jaquité, precisando que o Governo “é totalmente apologista” da democracia e da liberdade de expressão.

O ministro destacou que neste cenário de liberdade quem cometer excessos deve ser responsabilizado através de órgãos competentes.

Segundo a Lusa que cita relatos à direcção da rádio feitos pelo  agente de segurança que se encontrava no edifício, na avenida da Nigéria, no bairro Militar, subúrbios de Bissau, por volta da uma da manhã, uma viatura de dupla cabine de cor branca, sem matrícula, parou diante do imóvel e de lá desceram “homens armados e fardados” que o imobilizaram e entraram.

“Cortaram os cabos dos emissores, destruíram os computadores, vandalizaram tudo”, notou Yankuba Danso.

Internamente e na diáspora o incidente contra a RCFM está a ter muita onda de solidariedade, com iniciativas de mobilização de fundos para ajudar a estação emissora privada, criada por um grupo de jornalistas nacionais, a voltar a emitir, o mais depressa possível.

O grupo RCFM coordenado pelo  jornalista, Lassana Cassamá que também trabalha para a Voz de América como Correspondente em Bissau, ainda marca presença no mercado de comunicações com uma estação comunitária, a Leste FM e um jornal On line, Capital News. ANG/Lusa


Sem comentários:

Enviar um comentário