sexta-feira, 17 de julho de 2020

           

ANP/Nicolau dos Santos pede  maior atenção para Agricultura

 Bissau, 17 Jul 20 ( ANG) – O deputado, Nicolau dos Santos defendeu que se dê, no quadro do Orçamento Geral do Estado, mais atenção à agricultura , considerada base da economia do país, em detrimento dos Recursos Minerais, porque, “ainda não existem condições para sua exploração”.

Dos Santos falava quinta-feira durante o período antes da Ordem do Dia, na mais uma  sessão ordinária da IV legislatura em curso, tendo lamentado a falta de quadros no Ministério da Agricultura, nomeadamente de Engenheiros Agrónomos.

Disse que a falta de motivação tem levado  os  estudantes a não se aderirem à agronomia, que é um “curso nobre” e do saudoso Amílcar Cabral.

Disse que Amílcar Cabral soube de facto escolher inteligentemente um curso que o levou a conduzir não só aquele que é a agronomia e o rastos que deixou em Bissau, mas também a luta da libertação nacional que trouxe a independência, a identidade e um hino nacional.

"O que se tem a vista é a imensidão de  terra arável com uma potencialidade enorme sem exploração. No entanto, estamos a  importar produtos agrícolas de outros países sem necessidade," sustentou Nicolau dos Santos.

Acrescentou que neste momento existem conflitos de terra quase em todas as regiões, com  pessoas a se matar uns aos outros, na luta pela posse  da terra.

Na opinião do deputado, esses conflitos podem ser  resolvidos, por via de aplicação da Lei de Terra já  aprovado na Assembleia Nacional Popular (ANP) e promulgado pelo Presidente da República.

Para Nicolau dos Santos é urgente a implementação desta Lei para terminar, de vez, com conflitos entre pastores de gados, agricultores e outros, que estão a verificar-se  por todo o país neste momento.

“É preciso instruir uma Comissão Especializada para dar seguimento à esta lei”, sugeriu Dos Santos, antigo ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural. ANG/MI/ÂC//SG                

Sem comentários:

Enviar um comentário