quarta-feira, 29 de julho de 2020

  ANP/Deputados criticam actuação policial no Posto de Controlo de Safim

Bissau, 29 jul 20 (ANG) -  Os deputados denunciaram a má actuação policial e consideram de “absurdo” a intervenção do Ministério do Interior nos assuntos que dizem respeito ao Ministério da Saúde Pública.

De acordo com a Rádio “Bombolom FM”, as denúncias foram feita

s na terça- feira, durante o período antes da Ordem do Dia pelos deputados Cipriano Mendes e Dam Iala, respectivamente do Movimento para Alternância Democrática(Madem G 15) e do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde(PAIGC).

Cipriano Mendes disse que foi impedido de passar com cadáver do seu avô, advertindo que cada qual deve assumir as suas responsabilidades, referindo ao bloqueio de que foi alvo da parte das forças de ordem  no Posto de Safim com restos mortais do seu ente querido.

“Todo o mundo sabe que estamos num momento difícil de covid-19, mas no entanto é bom que cada qual assume a sua responsabilidade, porque do pouco que sei o Ministério de Saúde é que cuida dos procedimentos dos cadáveres e não o Ministério do Interior”, disse o deputado.

Acrescentou que a sua avô

“Isso não compete ao Ministro do Interior. mas sim, o da Saúde, devido a pandemia de covid-19, porque ele é que pode dizer que a “minha avô morreu de coronavírus ou não”, vincou Cipriano Mendes.

A mesma postura dos agentes da força de ordem foi igualmente denunciada pela deputada Dam Ialá.

Segunda a deputada, sua colega foi impedida de passar com cadáver de uma criança, cuja a mãe faleceu durante o parto no hospital de Catio.

“Esta criança nasceu com problemas de saúde e

Dam Ialá disse que precisava de reforçar o ar nos pneus da sua viatura e tiveram que chegar a Safim para o efeito.

Disse que ali

Informou que só conseguiram regressar à Catio, depois da sua intervenção, frisando que, isso não é justo.

Por isso, Dam Iala e Cipriano Mendes foram unânimes em exortar o ministro do Interior a falar com os agentes da ordem no sentido de serem mais tolerantes nas suas actuações, não apenas no Posto de Controlo de Safim, mas também em todo o território nacional.ANG/LPG/ÂC//SG


Sem comentários:

Enviar um comentário