terça-feira, 28 de julho de 2020

Sociedade/Deputado  denuncia alegado tráfico de crianças no arquipélago de Bijagós

Bissau, 28 jul 20 (ANG) – O deputado da  nação eleito nas ilhas de Bijagós, Francisco Conduto de Pina denunciou um alegado caso de tráfico de crianças em Canhabaque, sector da ilha de  Bubaque, região de Bolama Bijagós, Sul da Guiné-Bissau.

Segundo a RDP África, a denuncia foi feita na sessão parlamentar de segunda-feira, durante o período antes da Ordem do Dia.

O deputado informou que as crianças são supostamente levadas por uma cidadã de nacionalidade francesa dona de uma escola em Bubaque, afirmando que os contornos da situação estão longe de ser um processo de adoção.

“Não são apenas casos de adoções, porque quando se diz adoção é porque o processo  passou por trâmites normais, constitucionais, o que não é o caso. Ela  subtrai crianças na ilha de Canhabaque. Essas duas últimas crianças que viajaram para Bissau era para apanhar o voo  Air Tunizer com trajecto para Senegal,Tunísia e Antígua e a partir dali entrar na Europa”, explicou Conduto de Pina.

Acrescentou ainda que a referida senhora francesa, chega a ilha de Canhabaque e chama as pessoas pedindo-lhes a substituição dos pais biológicos que não sabem assinar e apresenta-lhes os documentos ou as declarações em línguas francesa, inglesa e português e as pessoas assinam pura e simplesmente.  “Isso não é uma adoção”, vincou.

Conforme o deputado, a autora do  suposto crime se chama Miriam Lidia Barbie, que actualmente se encontra em França e que segundo Conduto, há mais de 3 anos que ela leva as crianças nessas condições.

Disse que, localmente, fala-se dessa situação mas de forma discreta devido ao medo.

 “Ando a acompanhar a senhora. Só hoje estou a falar  porque tenho coisas concretas.As duas crianças são acompanhadas por dois cidadãos nacionais e tenho a certeza de que se trata de  tráfico de crianças com idades entre os 07 e 17 anos”, disse Conduto de Pina. ANG/LPG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário