quarta-feira, 22 de julho de 2020

                 Sudão/Julgamento de Omar al-Beshir adiado para Agosto

Bissau, 22 jul 20 (ANG) - O processo do antigo Presidente do Sudão e de outras 27 pessoas acusadas de conspiração no golpe de Estado de 1989 começou esta terça-feira, em Cartum mas a audiência foi suspensa a pedido da defesa de Omar al-Beshir e o julgamento retoma em  Agosto.   

O presidente do Tribunal declarou na abertura da audiência que cada um dos 28 acusados será ouvido e ser-lhes-a dada a possibilidade de se defenderem.

No entanto, a audiência foi suspensa a pedido dos advogados de defesa de Omar al-Beshir que alegou precisar de mais tempo para a preparação dos argumentos.

Segundo a agência noticiosa estatal SUNA, os procuradores acusam Omar al-Bashir de conspirar no golpe de 1989 que depôs o Governo eleito do primeiro-ministro, al-Sadiq al-Mahdi.

O antigo Presidente do Sudão tem estado detido em Cartum desde a sua expulsão do poder, enfrentando vários julgamentos separados relacionados com o seu governo e a revolta que o ajudou a expulsar.

O Tribunal Penal Internacional emitiu no passado um mandado de captura sob a acusação de crimes de guerra e genocídio ligados ao conflito do Darfur nos anos 2000.

Três juízes dirigem este julgamento sem precedentes no mundo árabe, uma vez que nenhum autor de um golpe de Estado bem-sucedido terá sido julgado na história recente.

A próxima audiência está marcada para o dia 11 de Agosto. ANG/RFI


Sem comentários:

Enviar um comentário