segunda-feira, 22 de março de 2021

Agricultura/Ministro revela que produção aumentou de dois para  sete por cento na Guiné-Bissau

Bissau, 22 Mar 21 (ANG) - O ministro de Agricultura e Desenvolvimento Rural revelou no  fim-de-semana que a produção agrícola do país saiu de dois  para sete por cento das necessidades nacionais, depois de ter passado mais de quarenta anos no mesmo nível.

Abel da Silva Gomes fez esta  revelação na secção de Varela, sector de São Domingos, no âmbito de  uma visita de três dias que efectuou àquela zona norte do país, durante a qual se inteirou das dificuldades dos lavradores no terreno, segundo informações publicadas na página de Facebook do Gabinete de Comunicação do Ministério da Agricultura.

“O aumento de 07 por cento foi registado na presente campanha agrícola e prevemos atingir uma meta maior, porque estamos na campanha agrícola da época de seca nas regiões de Gabú e Bafatá”, disse aquele governante.

Abel da Silva sublinhou  que o combate à fome não deve ser associado aos assuntos políticos mas sim ao bem-estar do povo em geral.

“Na época da chuva, em cada hectar produzido podemos conseguir duas toneladas de arroz, mas na época seca o resultado de cada hectar produzido é de 04 a 08 toneladas. Portanto, temos muitas vantagens na produção da época de seca”, disse o ministro de Agricultura.

A agricultura tem sido definido como a base da economia guineense mas  o apoio ao sector , pelo menos em termos orçamentais, tem sido muito aquém das necessidades.

O novo governo tem apostado na mecanização agrícola para “revolucionar” a produção e assegurar a autosuficiência alimentar.ANG/AALS/ÂC//SG



Sem comentários:

Enviar um comentário