sexta-feira, 19 de março de 2021

Comércio/Grupo Santy vai abrir novo supermercado em Bissau ainda este  ano

Bissau,19 Mar 21(ANG) – O Grupo Santy Comercial  prevê para este ano a abertura de um novo supermercado em Bissau, de categoria internacional, revelou hoje o seu administrador.


Santiago Hanna em entrevista exclusiva à ANG, disse que as obras da referida infraestrutura comercial situada junto as suas instalações no bairro de Ajuda, já estão concluídas e que aguarda-se a marcação de uma data para a sua abertura.

Disse  que a abertura do Supermercado estava prevista para o ano passado, mas que devido a pandemia da Covid-19, que limitou as movimentações das pessoas e o fluxo de negócios, essa intenção ficou condicionada.

Santiago Hanna explicou que é uma espécie de Hipermercado que ocupa uma área de 1700 metros de lojas, onde se podem encontrar  congelados, frutas, legumes, variados tipos de produtos alimentares, artigos eletrónicos entre outros.

Aqule responsável destacou que o Grupo Santy começou a operar na Guiné-Bissau no ano 2006 com engarrafamento de água mas que  arrancou com  projectos investimento forte  no país, em 2011.

Perguntado sobre como  surgiu a ideia de vir investir na Guiné-Bissau, Santiago Hanna respondeu que o Grupo  reside na Guiné Equatorial e com uma relação forte com muitos países africanos.

“Foi com base na perspetivação de novos horizontes de investimentos que fizemos uma visita à Guiné-Bissau, tendo em conta que dispõe de oportunidades únicas na costa Ocidental africana, porque tem as características quase idênticas à Guiné Equatorial, em termos de tamanho e população e notamos que é um país para fazer quase tudo”, disse.

Abordado sobre os motivos que nortearam a optar pelo investimento na Guiné-Bissau na área do comércio, o administrador do Grupo Santy sublinhou que, dispõe de linhas de supermercados e de vendas à grosso noutros países nomeadamente em São Tomé e Príncipe, Guiné Equatorial, Mali, acrescentando que o sector comercial é o seu ramo principal de negócios.

“O Grupo Santy conta com mais de 20 empresas que operam no sector comercial e industrial, através de engarrafamento de água, vinho, sumos e de cervejas bem como de ramos farmacêuticos na Guiné Equatorial  e em vários países da África Austral”, contou.

Santiago Hanna  disse que na Guiné-Bissau, o Grupo opera para além do sector comercial, nas áreas de industria com a criação de duas unidades de processamento de água, vinho e cerveja e que no quadro do seu plano de investimento já compraram a Companhia de Cervejas e Refrigerantes da Guiné-Bissau(CICER) visando a sua recuperação.

Disse que tem ainda uma fábrica de processamento de castanha de caju que iniciou as suas actividades há cerca de dois anos, e que  é a maior unidade do país, com capacidade de processar cerca de 10 mil toneladas  de castanha por ano.

O grupo, segundo Hanna, exporta amêndoas de caju para o mercado Europeu e para os Estados Unidos de América, e é a única que dispõe de certificados sanitários, que permite os  seus produtos entrarem noutros mercados.ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário