quarta-feira, 24 de março de 2021

Cooperação/Vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia promete fortificação das relações com a Guiné-Bissau

Bissau 24 Mar 21 (ANG) – O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa que se encontra de visita de algumas horas ao país, manifestou hoje o interesse de ver  os laços de amizade e cooperação, de longa data, que unem o seu país à Guiné-Bissau serem fortificados.

Mikhail Bogdanov falava após encontros mantidos com os dirigentes do país nomeadamente o Presidente da República, Vice-Primeiro-ministro, Ministro da Defesa e dos Combatentes da Liberdade da Pátria e a ministra dos Negócios
Estrangeiros e das Comunidades.

, qualifica de frutífera a sua deslocação a Bissau.

“Transmite os cumprimentos do Presidente Vladimir Putin ao seu homólogo  Umaro Sissoco Embaló e dos Ministros dos Negócios Estrangeiros da Rússia a sua homóloga da Guiné-Bissau a quem convidou para visitar  Moscovo”, revelou o diplomata russo.

Bogdanov, igualmente representante especial do Presidente Russo para o Médio Oriente e os países da África, afirmou que concordaram em reativar a cooperação comercial e atrair o circulo empresarial russo para que investem na Guiné-Bissau, participando mais activamente no seu processo de desenvolvimento.

O dirigentes russo  disse que constatou a importância da continuação da prática de formação dos quadros guineenses na Rússia, em várias áreas de especialização, frisando igualmente que, combinaram tomar medidas para combater a pandemia de Coronavirus.

Disse que  discutiram  com a ministra dos Negócios Estrangeiros guineense Suzi Barbosa, assuntos bilaterais e a situação do continente africano, e que trabalharam muito na posição da Guiné-Bissau sobre o papel da Rússia em África.

O diplomata russo disse que a sua visita visa essencialmente discutir a preparação da segunda cimeira Rússia/África que vai ter lugar em 2022, num dos países africanos, acrescentando que, por isso, querem ouvir os parceiros guineenses sobre as suas propostas e necessidades.

Por seu turno, a ministra dos Negócios Estrangeiros Suzy Barbosa  disse ser  uma honra  receber um alto dignatário russo ,uma vez que este país é um parceiro da Guiné-Bissau de longa data e cujas relações foram  “um pouco esquecidas” nos últimos tempos.

A chefe da diplomacia guineense salientou que  a vinda de Mikhail Bogdanov à pátria de Cabral representa o retomar dessa cooperação, que diz ser “muito vantajosa”   para a Guiné-Bissau .ANG/MSC/ÂC//SG

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário