sexta-feira, 26 de março de 2021

                  
Justiça
/Julgamento de Fernando Gomes adiado para Abril

Bissau, 26 Mar 21 (ANG) -  O julgamento de um processo de alegados desvios de fundos que envolve o actual Procurador-geral da República da Guiné-Bissau, Fernando Gomes, quando exerceu funções no Governo,foi adiado para 29 de Abril.

O presidente do colectivo de juízes, o juiz Abdurumane Fati, sublinhou que o julgamento foi adiado porque o Ministério Público "não apareceu".

Fernando Gomes entrou, entretanto, com um "incidente de incompetência" junto daquele órgão judicial.

Para esta quinta-feira estava previsto o início do julgamento que envolve o Procurador-Geral da República pelo Tribunal Regional de Bissau, mas Fernando Gomes não  se fez presente no local.

O PGR evocou incompetência do tribunal para o julgar por crimes de que é acusado: corrupção. Um crime que teria ocorrido quando Gomes exerceu o cargo de ministro no Governo. 

José Paulo Semedo, um dos advogados de defesa do procurador, que esteve esta quinta-feira no Tribunal Regional de Bissau, disse que esta instância “é incompetente" para julgar Fernando Gomes.

O processo relaciona-se com um alegado desvio de cerca de 700 milhões de francos CFA em 2011, a altura em que Fernando Gomes, era ministro da Função Pública.

O tribunal intimou também mais três pessoas, quadros seniores do Ministério da Função Pública, à altura dos acontecimentos.ANG/RFI

 

Sem comentários:

Enviar um comentário