sexta-feira, 19 de março de 2021

Agricultura/ROPPA preocupada com atraso na disponibilização  do fundo de 75 milhões de dólares para  setor agrícola

Bissau, 19 Mar 21 (ANG) - A Rede de Organizações Camponesas e Produtores Agrícolas de África Ocidental (ROPPA) está preocupada com o atraso na disponibilização  do fundo de 75 milhões de dólares, doado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) que devia beneficiar o setor agrícola nacional.

A revelação foi feita esta sexta-feira pelo Presidente Honorário da ROPPA, Mamadu Sissoco à saída de um encontro com o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló.

“Há quase um ano, existe um financiamento que a União Europeia e FIDA colocaram a disposição da Guiné-Bissau e está atrasado no seu lançamento devido à algumas burocracias, e
a situação está bloqueada até então”, revelou.

Sissoco informou que veio para sensibilizar as autoridades do país, nomeadamente o Ministério de Agricultura, tendo já reunido  com o Diretor-geral do referido Ministério, o Vice-Primeiro-ministro, e agora o Presidente da República no sentido de fazerem alguma coisa para que o país não perdesse esse fundo, por “capricho” de uma pessoa.

Aquele responsável revelou ainda que a FIDA já deu o prazo de 15 dias, que começou quinta-feira, 18 de Março de 2021 para a resolução desse problema para que o país beneficie do referido apoio, acrescentando que, caso contrário a FIDA vai retirar aquele fundo que pode ser recuperado daqui há cinco anos.

Mamadu Sissoco pediu ainda ao Presidente da República que usasse a sua influência para que a Guiné-Bissau não perdesse esse apoio que vai ajudar a população, em particular os agricultores.

 A Rede de Organizações Camponesas e Produtores Agrícolas de África ocidental (ROPPA) tem sede em Burkina Faso. ANG/DMG/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário