quarta-feira, 24 de março de 2021

Economia/Direcção-Geral  das Alfandegas e CCIAS assinam acordo de parceria institucional público-privado

Bissau, 24 Mar 21 (ANG) – O Diretor-geral das Alfandegas  e o Presidente em exercício da Câmara de Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços  assinaram, esta terça-feira, um protocolo de parceira institucional público-privado válido por um período de três anos (2021 à 2023).

A parceria  visa definir  os apoios, bem como as metas a cumprir pelas  partes assinantes, e contribuir para o desenvolvimento socio- económico do país, com vista a uma maior dinâmica e eficácia na prestação de serviços na área da actividade pública, alfandegária e empresarial ao nível nacional.

No documento, as partes ainda se comprometeram a  criar um chamado Comité de Concertação Alfândegas e sector privado.

Após assinatura da parceria, O Diretor-geral das Alfândegas, Doménico Sanca sublinhou  que administração aduaneira existe para facilitar o comércio e não o contrário

“Houve várias incompreensões entre o sector privado e a administração aduaneira. A administração aduaneira não está para dificultar nenhum operador económico, antes pelo contrário existe sim para facilitar o comércio”, reiterou.

Sanca referiu que nos tempos passados, para tirar um contentor no Porto de Bissau dura um mês, mas que hoje essa operação dura no  máximo  três dias.

Aquele responsável anunciou  estar em curso várias reformas ao nível das Alfândegas, acrescentando que, o  protocolo  assinado é um exemplo disso.

Disse que a partir do momento em que assumiu a liderança das Alfândegas deu inicio à um processo de colaboração profícua com o sector privado, através da Câmara do Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços.

Por sua vez, o Presidente em exercício da Câmara de Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços (CCIAS, mama Samba Embaló, qualificou o acto de simbólico e histórico no relacionamento institucional entre as Alfândegas e o sector privado, visto que se trata  do primeiro do género e que vai  garantir um diálogo permanente entre as duas instituições.ANG/LPG/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário