sexta-feira, 19 de março de 2021

Segurança/Presidência da República nega  informações que a conotam com actos de violência

Bissau, 19 Mar 21 (ANG) – A Presidência República repudiou com veemência as afirmações veiculadas nos órgãos de comunicação social e que a conotam com actos de violência e atentados à liberdade e direitos humanos dos cidadãos.           

O repúdio vem expressa num comunicado do Gabinete de Comunicação e das Relações Públicas da Presidência da República feito no dia 18 de corrente mês à que a ANG teve acesso hoje.

De acordo com o comunicado, essas acusações são narrativas
destorcidas e que estão  claramente ao serviço de interesses políticos.

ʺNo que concerne, as questões suscitadas nas notícias, nomeadamente as ameaças dirigidas ao deputado Marciano Indi e acusações de intimidação, ameaças e descriminação por parte de Presidente da República contra jornalistas, somos obrigados a informar a opinião pública, que tais acusações devem fundar-se em provas indiciárias e consistentes, não em suposições ou rumores”, refere  a nota.

O comunicado refere que  importa relembrar que a Guiné-Bissau é um Estado que garante e salvaguarda os direitos de liberdade e bem com direitos económicos, sociais e culturais, com tribunais independentes e a administração subordinada ao princípio da legalidade.

Acrescenta que, por respeito ao princípio da separação de poderes constitucionalmente consagrados, cabe aos tribunais administrar a justiça, não o Presidente da República, o que, refere o comunicado, compete aos juízes assegurar a defesa dos direitos e interesses legalmente protegidos dos cidadãos, reprimir a violação da legalidade e dirimir os conflitos de interesses públicos.

O Gabinete de Comunicação da Presidência, por essa via, reafirma que o chefe de Estado Umaro Sissoco Embaló está, sempre esteve e estará comprometido com a liberdade de expressão na Guiné-Bissau, e que em sua comunicação pública instruiu pessoalmente às autoridades competentes a investigarem “exaustivamente” os ataques contra jornalistas. ANG/MI/ÂC//SG

   

Sem comentários:

Enviar um comentário