sexta-feira, 19 de março de 2021

Artesanato/”O Governo tem um grande apreço para o sector”, diz o Director Geral do Artesanato

Bissau,19 Mar 21(ANG) – O Diretor-geral do Artesanato declarou que o  actual executivo tem um grande apreço para com o sector de artesanato, porque entendeu que, sem essa área, não conseguirá honrar os seus compromisso enquanto executivo.


Fodé Darame que falava na abertura de uma palestra alusiva a celebração do Dia Mundial de Artesanato que se assinala hoje, disse que as principais receitas do Estado são provenientes do sector privado, onde o artesanato representa entre 35 à 40 por cento.

“Se assim for, o Governo entende que o artesanato é um sector fulcral para o desenvolvimento do país, e se outrora foi relegado ao esquecimento, doravante ocupará o seu verdadeiro lugar no xadrez de desenvolvimento do país”, disse.

Aquele responsável afirmou que, há muitos séculos que o sector artesanal situa na esfera de todas as actividades de desenvolvimento ao nível mundial.

“Antes da revolução industrial de 1800, na Inglaterra, as principais actividades praticadas pelo homem eram artesanais. Para a sua necessidade de locomoção o homem inventou  carros artesanais para transportar as mercadorias e outros materiais do continente para zonas insulares, inventou as pirogas a remo”, explicou.

Fodé Darame frisou ainda que, até finais do século 18, as actividades artesanais eram predominantes no planeta terra, salientando que até os dias de hoje esse sector continua a dar o seu fluxo na vida dos seres vivos, não obstante ter diminuído, porque os Europeus saíram do trabalho manual para o industrial.

Aquele responsável afirmou que, em África, 90 por cento de países ainda não estão industrializados e que continuam a apostar no artesanato como principal actividade.

A comemoração do Dia Mundial de Artesanato será marcado com a realização e uma palestra subordinada
ao tema, “Importância do Artesanato para o Desenvolvimento Sócio Económico da Guiné-Bissau”, a ser orado pelo ex, Director-geral do Artesanato, Januário Indi.ANG/ÂC//SG

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário