terça-feira, 30 de março de 2021

                Covid-19/Recomendações sanitárias são cada vez mais cumpridas

Bissau, 30 Mar 21 (ANG) – A maioria de um grupo de  cidadãos guineenses objecto de um inquérito sobre cumprimento das medidas sanitárias adoptadas no quadro de prevenção e combate à Covid-19 diz estar a  cumprir  as recomendações dadas pelas  autoridades sanitárias .

Em auscultação feita pela repórter da ANG, o estudante da Faculdade de Direito de Bissau, Edimar Francisco Indi disse que todos devem acatar as medidas preventivas sobre  a pandemia de coronavirus.

Edimar Indi afirma ser muito exigente para consigo mesmo, frisando que, desde o início da pandemia no país, cumpriu sempre o uso obrigatório de máscara, lavagem das mãos e distanciamento social.

“Apesar de receber vários convites de festa e convívios,  sempre resisti em não participar para me proteger, não só da Covid-19 mas também da poeira”, disse.

O estudante de direito apela aos  jovens para evitarem  aglomerações, porque a festa não passa tempo e em qualquer altura pode-se comemorar. Disse que  prevenir é melhor que remediar.

Klaiton Justino Paulo Có, outro inquerido pela repórter da ANG disse que está a cumprir com as recomendações sanitárias principalmente o uso de máscara e lavagem das mãos.

Kaiton afirmou que, na sua escola ninguém entra sem máscara e que higienização das mãos durante horas das aulas é obrigatória.

Por sua vez, Daisy Djú também estudante do liceu disse que só cumpre com as recomendações na escola, mas em casa e na rua nem sempre usa máscara ou faz higienização das mãos.

Confessou que não usa frequentemente a máscara  devido ao sufoco que lhe dá.

 Para a cidadã comum Maria Alice Cá , apesar de muitos ainda não acreditarem na existência da doença no país, todos devem se prevenir porque a covid-19 mata e continua a matar em todo o mundo.

Délcio Gomes, estudante, frisou que esta segunda vaga do SARS-2 está a matar mais, por isso, aconselha à todos o uso de máscara,  lavagem das mãos ou utilização frequente de desinfetantes – álcool gel, e manutenção de distanciamento social, enquanto persiste a doença.

Angelina da Costa,  estudante do ensino básico confessou que não acreditava na existência do vírus na Guiné-Bissau, mas que quando viu os números dos mortos a aumentar, começou a cumprir com as recomendações dadas pelas autoridades sanitárias.

Angelina Costa  apela à todos os cidadãos a seguir os conselhos e a se protegerem para se evitar o aumento de casos de contaminação e de mortes por Covid-19. ANG/JD/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário