segunda-feira, 22 de março de 2021

Política/Movimento Juvenil guineense quer realização de eleições autárquicas  em 2022

Bissau, 22 Mar 21 (ANG) - O porta-voz do Movimento de Jovens Pelas Autarquias na Guiné-Bissau (MJPAGB), Domingos João Batista Cadene disse hoje que a sua organização quer a realização das eleições autárquicas no país, o mais tardar até 2022.

Em declarações à imprensa, a saída de uma audiência com o Presidente da República, Domingos João Batista Cadene disse que o encontro com o Chefe de Estado serviu para partilhar a pertinência das autarquias e a necessidade de  engajamento das autoridades para a realização desse escrutínio pela primeira vez na Guiné-Bissau.

Segundo este responsável, a delegação do Movimento ficou satisfeito com o interesse e a garantia dada pelo Chefe de Estado em apoiar a realização das Autarquias no país.

"Durante a audiência, o Presidente da República comungou o mesmo objetivo com o nosso Movimento para realização  das eleições autárquicas", disse Domingos João Batista Cadene.

Questionado sobre a pertinência das autarquias na Guiné-Bissau, o porta-voz da delegação respondeu que,  a realização de eleições autarquias , vai permitir aos cidadãos, de forma particular e coletiva, participar no processo de desenvolvimento do pais a partir da sua localidade.

De acordo com João Batista, este Movimento fundado no ano passado, já iniciou trabalhos, com palestras, djumbais e contatos institucionais, sobre as vantagens e desvantagens das autarquias na Guiné-Bissau, para sensibilizar os cidadãos e as instituições, em todo território nacional,  sobre a importância das autarquias.

Cadene disse  que já realizaram  contatos formais com as instituições, nomeadamente: a Câmara Municipal de Bissau(CMB), o Ministério da Administração Territorial e  Poder local, a Assembleia Nacional Popular e hoje com a Presidência da República.

Acrescentou que a sua organização enviou uma correspondência, há um bom tempo, para a Comissão Nacional das Eleições(CNE) com o objetivo de debater sobre as autarquias no país e os processos de eleições, mas que, até então, não recebeu  resposta por parte desta instituição gestora das eleições na Guiné-Bissau.ANG/CP/ÂC//SG

 

 

 

 

2 comentários: