sexta-feira, 19 de março de 2021

Cooperação/ Presidente da República admite possibilidade da India abrir sua representação diplomática no país

Bissau, 19 Mar 21 (ANG) – O Presidente da República  admitiu esta sexta-feira a possibilidade de a India abrir a sua  representação diplomática no país.

Umaro Sissoco Embaló que falava aos jornalista,  após um encontro de trabalho com o Representante do Secretário Geral das Nações Unidas, para África Ocidental, Mohamed Ibn Chambas, revelou  ter recebido um pedido de acreditação dos embaixadores da India, Arábia Saudita, Turquia, Kouweit, Qatar e Suécia na Guiné-Bissau.

O chefe de Estado Guineense questionou se isso não é suficiente, ao referir-se ao interesse de vários país estabelecerem relações diplomáticas com a Guiné-Bissau.

Referindo-se aos últimos incidentes no país, Sissoco Embalo disse que  a Guiné-Bissau é um pais onde existem regras e que não vai permitir  a perturbação, porque o  povo tem o direito de viver em paz, harmonia e na estabilidade.

Disse que  na Guiné-Bissau não existe o hábito de raptos, tendo  lamentado  espancamento dos jornalistas, apesar de reconhecer a existência de “bandidos” no país.

“As pessoas pensam que podem desestabilizar o país, ninguém vai conseguir e se o fizer não vai sair, porque o país está  cansado  de ser perturbado por um grupo de cinco pessoas”, disse sem identificar a quem se refere.

Relativamente a acusação de um dos seus segurança ter espancado  o jornalista da Rádio Capital FM, Adão Ramalho, Umaro Sissoco Embalo  disse que o referido segurança se encontrava com ele em Dacar na altura em que o incidente se registou em Bissau..

O Presidente da República disse que ouviu aquilo que o deputado Marciano Indi  disse, e diz que até hoje a Presidência  não dispõe de viaturas e as que usa são privadas.

“Será que as viaturas vistas no local apresentavam com o registo da Presidência, não, e como pode dizer que são da Presidência, isso é um acto de irresponsabilidade”, afirmou.

O Chefe de Estado guineense afirmou que tudo o que acontece actualmente no país está a ser  feito por duas pessoas, que entretanto não identificou.

Disse que vai   acabar com tudo isso, da mesma forma que a Guiné-Bissau se libertou  do jugo colonial..ANG/LPG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário