sexta-feira, 26 de março de 2021

Eleições/Operações de atualização da cartografia eleitoral iniciam no próximo domingo

Bissau, 26 Mar 21 (ANG) – As operações de actualização da cartografia eleitoral inicia no próximo dia 28 de Março, anunciou hoje o Secretário-geral do Ministério da Administração Territorial e Poder Local.

Cristiano Nabitam fez questão de referir que não se trata de uma operação visando eleições autárquicas mas sim as próximas legislativas.

ʺEstamos em caminhada para as eleições municipais ou autárquicas, situação que vai nos convidar para em conjunto e  ao governo  em particular fazer um trabalho profundo sobre a cartografia para que possamos de facto fazer as eleições autárquicas”, disse.

Aquele responsável afirmou que, apesar de dificuldades conseguiu-se desbloquear uma parte de verba, num montante não revelado, que permitiu dar arranque à referida operação .

ʺA cartografia eleitoral é o primeiro passo para a clarificação do processo eleitoral Como sempre digo, o mau cartografia eleitoral traduz para um mau recenseamento e consequentemente ao mau resultado eleitoral”, referiu.

Disse  que, várias vezes, fizeram trabalhos acima de  joelhos, frisando que,  desta vez anteciparam para clarificar todo o processo que inicia a partir da cartografia eleitoral.

“Aos partidos políticos legalmente constituídos convidamos para que acompanhem os trabalhos nas regiões e círculos eleitorais, em colaboração com os cartógrafos, autoridades administrativas e Comissões Regionais de Eleições”, disse.

Para  o Presidente da Comissão Nacional de Eleições, José Pedro Sambu, as operações de actualização de cartografia eleitoral que terá inicio no próximo domingo, dia 28 , constituem  um marco indelével nos registos desta nobre e delicada tarefa.

Segundo Sambu,  prevê-se como resultados, a produção de mapas em observância escrupulosa das delimitações geográficas, que vão contribuir para adequação e definição clara da magnitude dos círculos e a situação  geográfica do país.

Pedro Sambu pediu aos  chefes de equipas que considerou de “pedras angulares” no processo de recolha de dados no terreno, para  exercerem com “muita serenidade e profissionalismo” as suas missões.

Apelou aos partidos políticos como partes interessados, para não se abdicarem do exercício pleno dos seus direitos e deveres, em nome da transparência e credibilidade, que diz serem  desígnios do processo de actualização cartográfica e essência dos actos eleitorais, neste particular as eleições autárquicas que se prevê ainda para este ano.

Por sua vez, o Diretor-geral do Gabinete  Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral, Buam Nambana disse que só com a cartografia eleitoral que se pode definir o onde se situa as  mesas de recenseamento e de assembleias de voto.

A operação que se inicia no domingo é gerida por uma comissão composta por técnicos do Ministério de Administração Territorial, GTAPE, da Geografia e Cadastro do Ministério das Obras Públicas, e do Instituto Nacional de Estatística do Ministério da Economia do Plano e Integração Regional.  

A actualização da  cartografia eleitoral vai iniciar nas regiões com duração de 20 dias e 10 dias no Sector Autónomo de Bissau. ANG/MI/ÂC//SG              

 

Sem comentários:

Enviar um comentário