quarta-feira, 27 de abril de 2022


Campanha de caju
/ONG Shelter For Lifft organiza  agricultores em cooperativas para tirarem maior proveito da venda de suas castanhas

Bissau,27 Abr 22(ANG) – A ONG Americana Shelter For Lifft organizou os agricultores em 10 cooperativas de compra e venda de castanha de caju, em três regiões do país, nomeadamente, Cacheu, Oio e Biombo.

Em declarações à imprensa no acto de assinatura do compromisso de compra e venda da castanha de caju com os responsáveis das referidas cooperativas, o representante da ONG Shelter For Lifft no país, disse que a iniciativa visa colmatar as dificuldades que os agricultores enfrentam em termos de venda das suas castanhas.

“Os nossos camponeses se deparam com problemas de organização, de forma a conseguir os melhores preços no mercado. Foi neste âmbito que surgiu a Shelter For Lifft, através do seu programa denominado Lifft-caju que vai trabalhar na ligação da parte financeira aos produtores”, explicou Mário Alfredo Mendonça.

Aquele responsável salientou que o projecto foi direccionado para as regiões de Oio, Biombo e Cacheu tendo organizado as dez cooperativas,  que estão  a trabalhar em parceria, de forma a ganharem mais dinheiro na presente campanha de comercialização de caju.

Segundo Mendonça, estão a ser criadas todas as condições necessárias para que os  agricultores que integram as cooperativas possam vender as suas  castanhas de caju, nomeadamente a  criação de armazéns, espaços para secagem, meios de transportes, acesso fácil aos  grandes compradores, orientações em termos de negociação de preços, entre outras.

“Ainda  estamos a apoiar-lhes na renovação e criação de novas plantações, através de fundo de subvenção, no estabelecimento de parcerias  com o Banco de África Ocidental(BAO),para a obtenção de financiamentos, nesta primeira fase,para não dependerem de pré-financiamento dos compradores”, disse. ANG/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário