quinta-feira, 28 de abril de 2022

Sindicalismo/Presidente do Movimento da Sociedade Civil  defende necessidade de promoção de formação para dirigentes sindicais

Bissau, 28 Abr 22 (ANG) – O Presidente do Movimento Nacional da Sociedade Civil para Paz, Democracia e Desenvolvimento defendeu quarta-feira a necessiadade de promover formação para dirigentes sindicais e fim de assegurarem o exercio das suas missões com competência.

Fodé Carambá Sanhã presidia a cerimónia  de abertura do ateliê de formação  em matéria sindical promovida pela Confederação Geral dos Sindicatos Independentes da Guiné-Bissau-Central Sindical, sob o lema: Desafios do Sindicalismo no Contexto Guineense Atual.

“Para ser defensor dos trabalhadores a pessoa precisa estar munido de conhecimentos no âmbito do quadro legal conformando as suas atuações às leis  de base dos sindicatos, num inequívoco reforço da competência para as respostas consistentes, eficientes e eficazes dos seus setores de representação,” disse Sanhá.

Para o Secretário-geral da Confederação Geral dos Sindicatos Independentes, Malam Ly Baldé, para ser sindicalista não é necessário que a pessoa tenha  estudos em ciências jurídicas ou direito. “O importante é que a pessoa tenha vontade, seja honesta, disciplinada e disponível para participação ativa em atividades sindicais”, disse.

No seminário com a duração de dois dias, os participantes debaterão temas lagadas com a Lei da Liberdade Sindical, lei da Greve, da Requisição Civil e da Manifestação.ANG/DMG/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário