segunda-feira, 25 de abril de 2022


PALOP
/Presidente da República deu posse aos membros da Comissão para Elaboração da Historia de Lutas de Libertação nos países membros

Bissau, 25 Abr 22 (ANG) – O Presidente da República deu hoje posse aos elementos que integram a Comissão Multidisciplinar do Projecto de Eleboração da História da Luta de Libertação Nacional dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa PALOP.

A  referida Comissão é composta por seis elementos, nomeadamente Artimisa Odilia Candé Monteiro-Coordenadora,  Carlos Eugénio Monteriro Cardoso-adjunto coordenador, João Paulo Pinto Có, Rui Jorge Semedo,Julião Soares Sousa e João José Silva Monteiro ( Hugo Monterio).

De acordo com a Coordenadora  da Comissão, o projecto terá a duração de três anos ou seja de 2022 a 2024.

Artemisa Monteiro revelou que  vão debruçar sobre o processo das lutas de libertação nacional de uma forma muito mais  aprimorada, com varias fontes de pesquisa, frsiando que o  povo pode esperar  trés volumes deste trabalho.

“Na Guiné-Bissau temos alguns livros inscritos por  pesquisadores, resultados de testes de mestrado e de doutoramento, mas não constituem um documento do Estado da Guiné-Bissau sobre o processo de luta de libertação nacional”, afirmou Artimisa Odilia Candé Monteiro.

Segundo a Coordenadora, nesses três volumes deverão constar relatos sobre o desenrolar do processo de luta de libertação nacional nos Paises Africanos de Língua Oficial Portuguesa.

Disse que os resultados desses trabalhos  estarão disponíveis nas bibliotecas dos estabelcimentos de ensinio públicos, para que os estudantes possam conhecer as histórias de luta de libertação dos países concernentes, sobretudo na Biblioteca do Instituto Naciona de Estudos e Pesquisas(INEP).

Os trabalhos de recolha de dados sobre os processos de luta de libertação nos Países de língua Oficial Portuguesa serão feitos ao nivel interno com base nas entrevistas com as pessoas que participaram directa ou indIretamente na luta.

A Comissão, segundo Artimisa, deslocará  para Portugal, Senegal, Guiné-Conacry, países que ajudaram no processo de luta de libertação nacional, para pesquisar os arquivos e entrevistar pessoas para que o projecto possa transfomar-se, de facto, num inscrito.ANG/LPG/ÀC//SG

   

 

Sem comentários:

Enviar um comentário