quinta-feira, 28 de abril de 2022


Cultura/
Abulai Sila e Tony Tcheka recebem Prémio Guerra Junqueiro 2020 e 2021

Bissau, 28 Abr 22 (ANG) – Os escritores guineenses Abdulai Sila e António Soares Lopes(Tony Tcheka) receberam na quarta-feira, o Prémio Literário Guerra Junqueiro Lusofonia  referentes ao ano 2020 e 2021 respectivamente.

A cerimónia de entrega dos prémios, que não teve lugar na devida altura devido a  pandemia da Covid-19, foi realizada quarta- feira, no Centro Cultural Português em Bissau.

“Nomeado e distinguido com prémio Literário Guerra Junqueiro Lusofonia 2020, a obra de Tony Tcheka reflete, invariavelmente, a sua visão crítica sobre todos os aspectos da sociedade guineense. ” argumentou Ana Luísa Peleira, vice-presidente da Câmara municipal de Freixo de Espada à Cinta e Vereadora da Cultura.

Abdulai Sila, segundo uma Nota à  que a ANG teve acesso, vencedor do mesmo prémio, na edição de 2021, é um elemento fundamental na sociedade guineense por se dedicar, enquanto investigador social, à alfabetização da população, voz ativa e participativa.

 “É  na literatura lusófona contemporânea que o seu trabalho se destaca. A sua formação e posição permitem-lhe, ainda, utilizar as tecnologias emergentes como forma de alavancar o desenvolvimento económico-social do seu país de origem”, refere Avelina Ferraz, curadora do prémio.

O evento decorreu no âmbito do programa da quinzena literária, promovida pela Associação de Escritores da Guiné-Bissau.

O papel social, bpolitico e cultural que Guerra  Junqueiro assumiu no seu tempo foram e continuam, diz-se na nota, a ser fonte de inspiração para muitos escritores e poetas. “Este prémio literário dá voz a quem, como ele, pretende manter em aberto todos os temas pertinentes e que façam deles as suas próprias causas, através da escrita”, lê-se no documento..

O prémio literário Guerra Junqueiro espandido a todos os países da lusofonia pretende ser um contributo maior para o movimento criador e uma  união cultural lusófono.

Para o ministro da Cultura, Augusto Mendes, o prémio representa um momento importante e de orgulho para a Guiné-Bissau e para a cultura, devido denâmica de trabalho de homens que dedicaram a vida a transmitir ao povo sua guinendade através da escrita.

Mendes disse que essa dinâmica vai agora juntar aquilo que é uma vasta comunidade de falantes da língua portuguesa, e fazer com que o contributo guinendade esteja presente dentro desta grande comunidade linguística.

O Prémio literário Guerra Junqueiro é promovido no âmbito do FFIL-Freixo Festival Festival Internacional de Literátura, que se realiza desde 2017, em Freixo de Espada à Cinta, vila anfitriã do Prémio Guerra Junqueiro em Portugal. ANG/LPG//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário