terça-feira, 19 de abril de 2022

        Media/SINPOPUCS diz que greve não está levantada nem suspensa

Bissau, 19 Abr 22 (ANG) – O Sindicato Nacional dos Profissionais dos Órgãos Públicos (SINPOPUCS) afirmou que a greve não está levantada e nem suspensa porque a nova vaga de paralisação irá iniciar na quinta-feira (21/04).

Em entrevista está terça-feira à ANG, o Presidente da Comissão Negocial de greve do SINPOPUCS, Seco Baldé Vieira disse  que foram notificados na sexta-feira última pelo Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló e que na presença de Vice-primeiro-ministro, Soares Sambú  debruçaram sobre o Memorando de Entendimento entre o sindicato e o Governo.

Acrescentou que o Vice primeiro-ministro garantiu no mesmo encontro de que o processo não contém nenhum vício e que até já tem cabimento de verbas, mas  que houve um mal entendido por parte do Primeiro-ministro, por isso, existe um pouco de atraso.

“O Vice primeiro-ministro nos garantiu que até hoje, terça-feira o processo deve sair do gabinete do Primeiro-ministro para o Ministério da Administração Pública”, disse Baldé Vieira.

Acrescentou  que  foi nesse âmbito que o Presidente da República lhes referiu que o país está a negociar um acordo com o FMI, e que  apesar desta organização ter avaliado  positivamente  o desempenho do país ainda falta  o Conselho de Administração do FMI aprovar,  novo programa para a Guiné-Bissau e a partir de lá poder ser satisfeita a exigência de reposição do subsídio suspenso em 2018 e implementação da  carreira profissional no seu todo.

O responsável da comissão negocial da greve dos órgãos públicos disse esperar que o Governo os transmite, até amanhã, uma nota  sobre o despacho de admissão do processo por parte do Primeiro-ministro.

Segundo Seco Vieira Baldé só quando tiverem essa nota é que vão proceder ao levantamento ou suspensão da greve prevista para reiniciar na quinta-feira, depois de uma semana  de paralisação.

O SINPOPUCS reivindica a efetivação de 100 profissionais de órgãos públicos de comunicação social, o retorno do subsídio atribuidos aos profissinais suspenso em 2018,  e a implementação da Carreira Profissional.ANG/DMG//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário