sexta-feira, 22 de abril de 2022

         Mercado/Governo fixa novos preços de arroz, açucar e farinha trigo

Bissau, 22 Abr 22 (ANG) – O governo  fixou novos preços de produtos de primeira necessidade, nomeadamente, do arroz, farinha trigo e açucar, segundo o Comunicado do Conselho de Ministros de quinta-feira(21).

O Arroz,100 por cento partido e simples(nhelen) passa a custar 17.500, por cada saco de 50 quilogramas. A mesma espécie era vendida a 19.000,00fcfa, a cada 50 quilogramas.

O açucar passa a ser vendido a 25.000,00 fcfa e a farinha trigo a 23.000,00fcfa, por cada saco de 50 quilogramas. Os dois produtos eram vendidos no mercado nacional a 30.000,00fcfa, por cada saco de 50 quilogramas.

“A relação que se verifica entre a variação do custo destes produtos no mercado internacional e os preços praticados no mercado interno tem um impato direto na economia nacional, influenciando na formação dos preços e conjugado com a necessidade de conferir aos operadores do setor a capacidade de cobrir sobretudo os custos variáveis, gerar lucros e satisfazer o poder aquisitivo da população”, lê-se no comunicado do Conselho de Ministro que deu conta da decisão do Governo de adoptar novos preços para produtos de primeira necessdidade.

O Governo justifica que a fixação destes preços se deve às flutuações do custo dos referidos produtos no mercado internacional devido a pandemia da Covid-19 e a guerra da Rússia e Ucrânia.

“O país depende das importações dos produtos de primeira necessidade e há  necessidade de alinhar-se obrigatoriamente com as flutuações do custo destes produtos no mercado internacional”,refere o comunicado.

A subida galopante dos preços de produtos de primeira necesidade tem sido objecto de protestos  e criticas à capacidade de controlo de preços do Governo, por parte das populações, sobretudo através dos meios de comunicação social e das redes sociais. ANG/DMG//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário